Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Touro Bonsmara: gado de corte é rústico e altamente produtivo

Article-Touro Bonsmara: gado de corte é rústico e altamente produtivo

Conheça o touro Bonsmara, gado de corte rústico e altamente produtivo
Raça sintética, o touro Bonsmara foi criado na década de 1930, mas disseminou-se pelo mundo apenas no fim dos anos 90. Saiba qual a origem do gado e suas principais características no post da série “Pecuária de Raça”

O touro Bonsmara é uma raça de gado sintética, criada pelo Governo da África do Sul em 1937. Os sul-africanos precisavam de uma pecuária eficiente para seu país, já que a principal raça nativa, a Afrikaner, apesar de resistente ao calor e com boa carne, tinha baixa produtividade.

Tentativas com as raças europeias também não deram bons resultados: devido ao clima quente do país (tropical/subtropical), os animais não conseguiam sobreviver ou ter bom desempenho.

Rebanho da raça de touro Bonsmara

Foi então que o professor zootecnista Jan Bonsma, apoiado pelo governo, fez diversos cruzamentos de raças até encontrar a de melhor desempenho, resistente às condições próprias do clima e, ao mesmo tempo, com alta produtividade, selecionando desde a frequência respiratória e cardíaca, comprimento e grossura do pelo, capacidade de andar longas distâncias, quantidade de glândulas sudoríparas, entre outras características.

Todo esse processo de medições e avaliações resultou em um animal 5/8 Afrikaner e 3/16 Hereford e 3/16 Shorthorn (Taurinos Britânicos), o qual tinha excelente “eficiência funcional”.

Foi batizado então de Bonsmara, em homenagem ao professor que realizou todo o trabalho de desenvolvimento da raça, e "Mara" a partir da fazenda experimental onde foram realizados os cruzamentos.

O touro Bonsmara se popularizou pelo mundo no fim dos anos 90

A África do Sul esteve, até 1994, fechada para o mundo devido ao “Apartheid”. Porém, a partir desse ano, o país passou a interagir com o restante do mundo e, apenas em 1997, o sêmen da raça de touro Bonsmara — proveniente de embriões importados da Argentina — foi usado no Brasil, em um projeto de formação de raças compostas.

Gado Bonsmara Raça de gado Bonsmara

Pecuarista fala dos resultados obtidos com a criação do touro Bonsmara

O resultado foi muito bom e alguns criadores se especializaram na raça por aqui, como a pecuarista Clélia Pacheco da Fazenda Santa Silveria, em Piratininga, São Paulo.

Clélia Pacheco, criadora da raça Bonsmara“Usar os touros Bonsmara significa possibilitar o cruzamento industrial a campo, simplificando o manejo e tendo excelentes resultados no rebanho, aumentando a produtividade da fazenda”, afirma.

“Minha ideia inicial época era usar o Bonsmara em novilhas meio sangue Angus, para manter a heterose e continuar aumentando a produtividade. O resultado foi tão bom que comecei a criar o gado puro com finalidade de vendas de touro”, conta a orgulhosa Clélia.

Afinal, não é para menos, vide rebanho vistoso que ela nos apresenta neste post da série.

Apoio: @feiraagrishowoficial

Fontes: Bonsmara.org, Rural Pecuária

Fotos: Clélia Pacheco

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata

Se você gostou do conteúdo, confira também nosso material exclusivo com dicas para fazer o manejo correto de brachiarias na pecuária!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar