Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Touro Brangus: características reúnem produtividade e resistência

Raça de touro Brangus
Rebanho da raça de gado sintética cresceu mais de 80% no Brasil em apenas uma década! Conheça as origens e principais características do touro Brangus em mais um post do quadro “Pecuária de Raça”

Os norte-americanos são os responsáveis pelo experimento do cruzamento da raça Angus com o Zebu, que resultou no touro Brangus, em 1912. O nome se deu com a junção dos nomes das duas raças, pois os primeiros cruzamentos foram feitos entre o Brahman (Zebu) e o Angus, resultando no Brangus.  

Atualmente, a cruza mais habitual é com a raça de boi Nelore, mas também pode se dar com o Nelore mocho, o boi Guzerá ou, ainda, com o gado Tabapuã.

Raça de touro Brangus Touro da raça Brangus

Métodos de cruzamento da raça Brangus

Em teoria, de acordo com a Associação Brasileira do Brangus, qualquer cruzamento entre Angus e Zebu dá origem a um Brangus XY, onde X é a quantidade de partes Zebu no animal produzido em relação a Y. O produto final é o 38 (três partes de oito partes, portanto em percentuais temos 37,5% Zebu e 62,5% Angus). 

Para se chegar ao Brangus 38, percorre-se pelo menos 3 gerações entre o Zebu e o Angus, sendo que o esquema mais tradicional, entre vários outros, para se formar o Brangus é o seguinte: 

Esquema I – Tradicional 

  • 1º: Touro Angus + Vaca Zebu = Brangus 12B (lê-se, 1 parte de 2 partes é Zebu) 
  • 2º: Touro Zebu + Brangus 12B = Brangus 34B (lê-se, 3 partes de 4 partes são Zebu) 
  • 3º: Touro Angus + Brangus 34B = Brangus 38 (lê-se, 3 partes de 8 partes são Zebu)

Rebanho da raça de touro Brangus Rebanho da raça de gado Brangus

Touro Brangus: características fazem da raça de gado um dos destaques da pecuária brasileira

As principais características do touro Brangus são a fertilidade, habilidade materna, precocidade, qualidade e acabamento de carcaça, rusticidade, tolerância ao calor, facilidade de parto, elevado peso de desmama, resistência a parasitas e, ainda, a longevidade. 

Adaptação e produtividade, características marcantes do gado Brangus, que coleciona apaixonados pela raça como a produtora rural que nos apresenta o post: Tita Lancsarics, da Fazenda Anamelia Brangus HP de Martinópolis, em São Paulo – SP.

Tita Lancsarics, criadora da raça de touro Brangus

“Escolhemos a raça Brangus buscando mais precocidade e logo fomos nos encantando com sua mansidão aliado a sua fertilidade e rusticidade, adaptando-se muito bem ao nosso bioma Cerrado. Sem dúvida se provou uma excelente opção, pois começamos a ter retorno financeiro e de usuários passamos a criadores e vendedores de reprodutores da raça”, conta Tita. 

Sucesso inegável apontado pela Embrapa, que verificou crescimento do rebanho Brangus no Brasil em mais de 80% em 10 anos

Apoio: @feiraagrishowoficial

Fontes: Embrapa, Green Farming e Associação Brasileira do Brangus 

Fotos: Tita Lacsarics 

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata 

Você sabe como funciona o Boi 777? Confira, no nosso material exclusivo, tudo que você precisa saber sobre essa técnica!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar