A assessoria de imprensa é uma atividade estratégica que proporciona diversos benefícios para uma empresa de agronegócio, tais como ampliar a visibilidade, reforçar a reputação e contribuir para que a empresa tenha novos clientes.

Com o suporte de uma assessoria de imprensa estratégica, as empresas de agronegócio terão exposição qualificada nos veículos de comunicação, tanto nos digitais (blogs, sites, podcasts, videocasts), quanto nos tradicionais (revistas, jornais, TVs, rádios).

A assessoria de imprensa começa com um planejamento. Na Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio, definimos, junto com o cliente, quais são os veículos de comunicação prioritários, os temas que precisam ser divulgados e as melhores abordagens.

O próximo passo é o desenvolvimento dos textos de divulgação (releases, artigos de opinião, dicas etc), que serão enviados aos jornalistas como sugestão. Na sequência, entrevistas poderão ser marcadas, contribuindo para o cliente explicar conceitos, estratégias e lançamentos etc.

Normalmente, uma empresa do agronegócio procura assessoria de imprensa quando:

1) Os concorrentes se destacam mais

Empresas concorrentes aparecem em veículos estratégicos, o que contribui para elas terem uma comunicação sólida.

2) Muitos tomadores de decisão desconhecem a empresa

Quando a equipe comercial oferece o produto/solução, muitos potenciais clientes não conhecem a empresa, o que dificulta a venda.

3) A empresa precisa ampliar a visibilidade

A visibilidade é a primeira etapa para uma venda eficaz, seguida pela credibilidade, interesse e desejo.

4) A empresa quer iniciar ou continuar uma expansão sólida

A divulgação em veículos-chave ajuda no momento de expansão, pois reforçará os valores da empresa.

Outros motivos também têm levado empresas do agronegócio a procurar a Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio, tais como necessidade de ampliar a conexão com os produtores rurais, interesse em potencializar a participação em eventos e vontade de diversificar os canais de divulgação.

Seja qual for o contexto, um fator me alegra bastante: as empresas do agronegócio entendem que a assessoria de imprensa é um investimento e não um gasto. Um investimento que pode trazer um ROI significativo.