Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

De origem brasileira, conheça tudo sobre a mandioca

Article-De origem brasileira, conheça tudo sobre a mandioca

mandioca .jpg
No novo artigo "Pé de Quê?", Andressa Biata fala sobre as variedades da mandioca, suas particularidades, benefícios à saúde e produção desse tubérculo. Leia o artigo na íntegra e saiba mais!

Originária da América do Sul, na região amazônica há mais de 4 mil anos, acredito que como nós, a mandioca seja orgulhosamente brasileira!

Mandioca, aipim, macaxeira, castelinha, uaipi, mandioca mansa ou brava, são algumas das formas de nomear este importante tubérculo. Seu arbusto apresenta crescimento vertical, apresentando uma altura de 1,5 metro a 2,4 metros. As suas folhas são palmadas e tem de cinco a sete lóbulos na cor verde- azulada. Possui a raiz como parte mais importante, e é rica em fécula.

mandioca.jpeg

Quais são os benefícios da mandioca para a saúde?

A mandioca é uma ótima aliada na prevenção de doenças, tem alto pode anti-inflamatório e ajuda na absorção de nutrientes.

Confira abaixo os benefícios da mandioca:

  • Auxilia na contração muscular
  • Previne anemia
  • Ajuda na absorção de nutrientes no intestino
  • Melhora o sistema imunológico
  • Auxilia no combate ao câncer
  • Ação anti-inflamatória
  • Reduz colesterol
  • Antioxidante
  • Fortalecimento dos cabelos
  • Neutraliza doenças oftalmológicas
  • Melhora movimento de articulações

Como é a produção de mandioca?

Sua produção é simples e pode ser manual ou mecanizada. A planta tem fácil propagação e elevada tolerância a longas estiagens. O mandiocal exige poucos insumos modernos e tem grande resistência ou tolerância a pragas e doenças.

platanção mandioca.jpeg

Esta facilidade de cultivo faz com que tenha papel importante na geração de emprego e também de renda, como conta a minha amiga, advogada, empresária do Club da Carne e também produtora em fase inicial, mas com muita vontade e potencial, Thays Felício, de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. “Na verdade tudo começou por acaso. Meu pai ganhou mudas de mandioca que a Embrapa forneceu e que se sempre cozinharam muito bem. Trouxemos algumas pra teste e deu certo! Caiu no gosto dos clientes e vimos uma oportunidade de negócio. Aumentamos a área cultivada, e com isso surgiram novos clientes, como restaurantes e mercados interessados. Vendemos com casca ou descascada. Também estamos com um projeto de criação de uma marca própria, mas como muitas empresas familiares, as coisas levam um tempo pra amadurecer na cabeça de todos!”

Tenho certeza que com força de vontade, trabalho bem feito e perseverança, em breve mais uma marca de alimento nascerá! Mulheres do agro não são de brincadeira!

Gostou desse material? Aproveite para ler o último conteúdo da série "Pé de Quê?", sobre a planta do futuro: o bambu!

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata

Fonte: Embrapa, Vitat e Mandioqueiro

Fotos: Thays Felício

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar