Originalmente teve sua domesticação no antigo Egito em 500 anos antes de Cristo. A alface é conhecida como a rainha da salada!
Juntamente com o tomate, é a hortaliça preferida para saladas por seu sabor leve, refrescante e pela facilidade do preparo.
Seu tamanho varia entre 15 e 30 centímetros, com caule curto, folhas em forma de roseta que são as partes que consumimos. Elas diferem em cor, textura e sabor, conforme a variedade: americana, crespa, romana, roxa, lisa, frisada, mimosa, entre muitas outras.
Quais são os benefícios da alface para a saúde?
A alface possui muitos benefícios, principalmente no que diz respeito a pele e os ossos, além da retenção de líquidos.
Confira abaixo os principais benefícios da alface:
- Favorece a perda de peso
- Ajuda a regular o açúcar no sangue
- Mantém a saúde dos olhos
- Evita o envelhecimento prematuro da pele
- Mantém a saúde dos ossos
- Previne anemia
- Ajuda a combater a insônia
- Possui ação antioxidante
- Combate a prisão de ventre
- Combate a retenção de líquidos
Para se obter todos os benefícios citados, é indicado comer pelo menos 4 folhas de alface por dia, preferencialmente com 1 colher de azeite de oliva, pois assim é possível aumentar seu poder antioxidante, além de também fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável.
Curiosidades e Técnicas de Produção
Uma curiosidade é que dificilmente vemos sua flor, pois quando chega nesta etapa de maturidade, suas folhas ficam com sabor inadequado para o consumo (vide fotos para conhecê-la).
A alface se tornou ainda mais popular através da técnica de hidroponia, onde as raízes da planta não têm contato com o solo, mas recebem uma solução balanceada de água e nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Caso de sucesso desse tipo de produção é a Hortaria, em Pejuçara no Rio Grande do Sul, onde a produtora Camila Telles (sim, a nossa super defensora do agro) e sua família dominam a técnica, e muito mais.
“A Hortaria nasceu muito com a ideia de unir cada vez mais o campo e a cidade, que além da produção de alimentos, trazendo inclusive novidades como flores comestíveis e micro verde, recebemos escolas e universidades, e mostramos que mesmo produzindo alface, todos somos agronegócio” conta Camila.
Gostou? Confira o artigo sobre o cultivo de linhaça e descubra como plantar esse grão com sucesso!
Fontes: Tua Saúde, Escola de Botânica e Embrapa
Fotos: Camila Telles e Escola Botânica
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata