Compartilhar. Essa é uma das palavras que mais fazem parte do meu dia a dia como empresária, mas que também vejo muito – principalmente na prática – dentro do agronegócio.
Nos últimos anos, temos percebido com ainda mais evidência a “mistura” de gerações dentro e fora do trabalho no campo. Além de pontos de vista diferentes, essa presença faz com que a tecnologia esteja ainda mais nas propriedades, em diferentes aspectos e para centenas de finalidades.
Um exemplo disso é o uso de drones. De uma forma já bastante incorporada na rotina de grandes propriedades, o equipamento tem ganhado espaço também entre os produtores menores, que precisam de ainda mais assertividade na sua gestão. Com o mapeamento de áreas feito de forma aérea, é possível economizar tempo, recursos, e ainda ter mais precisão nos resultados.
Trazendo para o coração deste espaço, a comunicação também tem aberto muitos caminhos para o agro. Assim como para outros tipos de negócios, estar no Digital – de várias formas – é fundamental para mostrar o trabalho feito dentro da porteira, para o mundo. Eu falo sempre muito disso durante as minhas palestras. Quem melhor que o produtor para ser influenciador do seu segmento e atrair a atenção de outras pessoas com conteúdos de qualidade? Neste sentido, o movimento que observamos é, sim, o de mais jovens com “orgulho” de serem do agro e abrindo caminho – on e offline, mais novos ou mais experientes – para que outras pessoas façam o mesmo.
Mais que discurso, essas e tantas ações possuem efeitos práticos. E é aí que as coisas prosperam, com a voz do agro ecoando em diferentes “bolhas”, desmistificando diversos assuntos e mostrando a verdade sobre o setor, como eu sempre insisto muito para que cada um de nós assuma esse papel.
Cada geração tem um tipo de conhecimento e todos eles se complementam, da mesma forma que uma semente. Ela só brota quando a terra é fértil.
Monaliza Pelicioni é jornalista do agro, palestrante, empresária e sócia-diretora da Agência Pelicioni. Embaixadora da Agrishow, também é apresentadora do quadro Agro.Com no programa Tempo e Dinheiro e do podcast Notícias Agrícolas.
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.