Recentemente anunciado pelo Governo Federal, o Plano Safra 23/24, trouxe grandes novidades com relação à sustentabilidade. Uma dessas novidades é a possibilidade de descontos nos juros de custeio para a compra de bioinsumos.
Para o governo federal, este é um incentivo financeiro que vai ajudar, e muito, a subsidiar a iniciativa do agricultor na implantação de programas sustentáveis através do uso de bioinsumos, e ao mesmo tempo, contribuam com a segurança alimentar para a população.
Por isso, cabe aos agricultores conhecer os benefícios do uso de bioinsumos, assim como as novidades no Plano Safra que estimulam a adoção deste tipo de ferramenta focada na sustentabilidade.
Novo Plano Safra visa a adoção de práticas mais sustentáveis
Conhecido como o principal programa do Governo Federal para apoiar o setor agropecuário, o Plano Safra é sempre esperado com muita expectativa por produtores, como ressalta o CEO da Gênica, Marcos Petean.
“O lançamento deste plano é sempre muito esperado por oferecer linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para todos os perfis de produtores rurais, desde os agricultores familiares até os grandes produtores”.
Na sua versão 2023/24, Petean salienta que o novo Plano Safra incentiva o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis.
“No Plano Safra 2023/24 houve redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação para os produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis”
O uso de bioinsumos, por exemplo, passa a ser financiado pelo Plano Safra com taxas ainda mais atrativas, possibilitando a implantação deste tipo de boa prática agrícola em lavouras brasileiras.
Grande destaque ao uso de bioinsumos
Como você viu, no Plano Safra 2023/34, as medidas que visam a sustentabilidade se destacaram. A produção sustentável, especialmente aquela que usa bioinsumos, foi agraciada com condições especiais para agricultores que investem neste segmento.
Os insumos biológicos (ou bioinsumos) são produtos feitos a partir de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos ou naturais e utilizados nos sistemas de cultivo agrícola para combater pragas e doenças e/ou para melhorar a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.
“Por apresentar baixa toxicidade e ser biodegradável, esse tipo de insumo é essencial para promover a agricultura sustentável”, complementa o executivo da Gênica.
Petean ainda salienta que os bioinsumos são ferramentas que promovem a sustentabilidade ambiental e dos negócios. “Bioinsumos ajudam a alavancar os resultados dos produtores utilizando menos recursos financeiros e contribuindo para a proteção da terra para as gerações futuras”.
Dessa forma, um grande acerto do novo Plano Safra 2023/24 certamente são os benefícios e incentivos para a questão do desenvolvimento sustentável da nossa agropecuária.
Tipos de bioinsumos mais comuns
O novo Plano Safra foca na oferta de condições especiais na busca por uma agropecuária mais sustentável, produtiva e ambientalmente equilibrada. Nesse contexto, o interesse pelos bioinsumos tem se tornado cada vez maior, com destaque para os seguintes tipos:
- Agentes biológicos de controle: representados por organismos vivos que promovem o controle das pragas de maneira natural, agindo como predadores e inimigos naturais;
- Bioestimulantes: produtos feitos a partir de substâncias naturais que, quando aplicados nas sementes, no solo ou nas plantas agem para melhorar o desempenho, a germinação, o desenvolvimento das raízes e demais processos fisiológicos das plantas;
- Biofertilizantes: estes produtos são compostos por componentes ativos ou substâncias orgânicas animais, vegetais ou microbióticas, que atuam para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade das plantas;
- Condicionadores biológicos de ambientes: representam substâncias que melhoram a atividade microbiológica dos ambientes de produção;
- Inoculantes biológicos: são aqueles microrganismos que focam na intensificação do processo natural de fixação biológica de nitrogênio, além de outras características benéficas para o desenvolvimento das plantas.
Vantagens para usuários de bioinsumos e biofertilizantes
Como já ressaltado, a sustentabilidade receberá condições especiais durante todo o ciclo do novo Plano Safra 2023/24, que figurará entre julho de 2023 e julho de 2024.
Produtores que adotam práticas mais sustentáveis envolvendo e compram insumos biológicos ou bioinsumos receberão um desconto de 0,5% nos juros de custeio.
A produção de bioinsumos e biofertilizantes também recebeu destaque no que se refere à recuperação de áreas prevista no RenovAgro, que substitui o antigo Plano ABC.
O objetivo do RenovAgro é enfatizar a adoção de práticas sustentáveis no campo, como:
- Regeneração de territórios e de pastagens degradados;
- Implantação e a ampliação de sistemas de integração lavoura-pecuária-florestas;
- Adoção de práticas conservacionistas de uso do solo e
- Manejo e proteção dos recursos naturais.
Segundo Petean, o RenovAgro é uma evolução do Plano ABC, que era baseado na adaptação às mudanças climáticas e focado na criação de uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura.
“A nova proposta está alinhada à tendência mundial da aplicação de novas e mais amigáveis ferramentas ao meio ambiente para o desenvolvimento sustentável, como é o caso dos bioinsumos, que promovem conservação e regeneração dos solos”, finaliza.