Sintomas do huanglongbing (HLB), também conhecido como greening, amarelecimento ou mosqueamento das folhas agora podem ser identificados em pomares de citros por um par de óculos desenvolvido pela Embrapa Instrumentação (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Os óculos de inspeção de greening na citricultura estão sendo apresentados na Agrishow 2017, que acontece entre os dias 1º e 5 de maio em Ribeirão Preto (SP), e já disponíveis para compra. A tecnologia permite que o usuário enxergue os principais traços da doença ao intensificar o contraste entre as cores verdes e amarelas – essa última característica da praga -, além de reduzir a taxa de erros na identificação.
Resultado de da dissertação de mestrado do estudante Luiz Otávio dos Santos Arantes, conduzida no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, com apoio da Embrapa Instrumentação, os óculos utilizam a Teoria das Cores, na qual para absorver uma determinada coloração, um corpo deve refletir a cor complementar a ela.
O filtro de luza reduz a cor verde, facilitando a percepção de contraste pelo olho humano. Dessa forma, pode identificar tons periféricos que não seriam percebidos normalmente. Caso a folha esteja saudável o tom verde será visto em um tom mais escuro. Mas caso a folha esteja doente, será percebida alteração na coloração, que será observada de maneira mais clara.
*Foto: Embrapa/Tatiane Liberato