Com o aumento da tecnificação no campo, sistemas de irrigação a distância ganham cada vez mais espaço entre agricultores de todo o país. Segundo Gabriel Guarda, analista de engenharia da FieldNet, o objetivo dessa tecnologia é facilitar o manejo de irrigação nas propriedades, sem que o agricultor tenha que necessariamente estar nela.
“A irrigação a distância possibilita que o operador ou proprietário monitore e controle remotamente todo o seu sistema de irrigação, do bombeamento aos sensores embarcados nos pivôs e laterais”, explica lembrando que por meio de aplicativos ou sites o produtor pode programar os equipamentos da propriedade e acompanhar em tempo real a posição e o status de funcionamento dos pivôs centrais e laterais.
O produtor, por meio do seu smartphone, tablet ou computador insere a cultura e suas características, o tipo de solo, e as datas de plantio. Nosso sistema combinará automaticamente esses dados com informações meteorológicas precisas e dados históricos de irrigação do campo
Com essas informações o sistema calcula a quantidade de água disponível no solo para a planta, além de prever as necessidades futuras da lavoura, calculando também a quantidade e o momento ideal para a irrigação.
“Por meio de modelagem, o sistema vai monitorar o crescimento da cultura e a profundidade das raízes”, explica Guarda ao comentar que a plataforma – considerada como a primeira ferramenta de manejo de irrigação baseada na computação em nuvem – fornece dados precisos e simplificados para o manejo do irrigante, auxiliando produtor na gestão dos custos da propriedade, fornece informações precisas do funcionamento dos equipamentos e otimiza o tempo dos funcionários da fazenda que não precisam mais se deslocar para ligar ou desligar os equipamentos e verificar se o mesmo se encontra funcionando com o esperado.
Dados precisos e simplificados da irrigação: Conheça o FieldNET Advisor
O produtor tem recomendações de irrigação em taxa variada de hora-em-hora recomendações, o que proporciona ainda todas as informações necessárias para um bom manejo e gestão da irrigação, como:
- Dados climáticos;
- Previsões meteorológicas;
- Imagens EVI;
- Estimativa de perda de produtividade por estresse hídrico;
- Previsão de lâmina total a ser aplicada até o final da safra; e
- Previsão de maturidade da cultura.
“Essas informações são mostradas ao produtor de forma muito simples e de fácil entendimento, facilitando o manejo do irrigante e otimizando seu tempo e o uso do equipamento”, destaca Guarda.
Principais benefícios de sistemas de irrigação à distância para o agricultor
Seguindo as recomendações do sistema, o agricultor consegui reduzir o custo da irrigação por conta de um aumento na eficiência do uso da água no sistema, como explica o analista de engenharia da empresa:
“O agricultor poderá irrigar apenas no momento, na quantidade e no local corretos e terá sempre na palma das mãos os dados gerados pelo nosso sistema que une mais de quatro décadas de conhecimento científico em uma interface fácil e intuitiva, que em um clique é capaz de aplicar a recomendação para cada grau do equipamento”.
Ainda de acordo com Guarda; os produtores não precisarão mais colocar os dados manualmente a cada aplicação ou chuva ao mesmo tempo tem um aumento na assertividade das suas decisões.