Uma mudança no comportamento do consumidor e novas tendências tecnológicas estão influenciando a maneira de fazer negócios, incluindo o segmento agro. De acordo com análises da consultoria Gartner, o setor de agronegócios deve receber um aumento de investimentos acima de 4% em 2018, movimentando aproximadamente US$3,7 trilhões. De olho nesses números – e nas tendências de comportamento – é possível vender mais!
5 tendências para comercializar melhor:
Foco no cliente: consumidores procuram por exclusividade, transparência com marcas e empresas e sentimento de satisfação. Defina estratégias que coloquem o consumidor como centro dos negócios com um bom atendimento (pré e pós-venda) para que ele volte e indique seus serviços;
Aposte na sustentabilidade: consumidores estão preferindo empresas que se preocupam com o meio-ambiente e que sejam sustentáveis. Pesquisa da consultoria Nielsen, mostra que para 45% de seus entrevistados engajamento com o meio ambiente tem o poder de influenciar positivamente em uma decisão de compra. Assim, implantar ações que evitem desperdício, por exemplo, pode atrair novos clientes, além de reduzir gastos internos;
Invista no seu e-commerce: números da Alshop (Associação Brasileira de lojistas de Shopping) mostram que vendas do varejo online são 4,3% do total de transações no Brasil em 2017, valor maior do que o de 2016, 3,8%. Por outro lado, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico afirma que no setor eletrônico o aumento foi de 12%, em 2017. E para 2018, a associação prevê um crescimento de 15%;
Conheça o Inbound Marketing e faça dele seu aliado: estratégias de marketing são indispensáveis para melhoras suas vendas. Atualmente estamos cada vez mais imersos e dependentes de ambientes digitais. Assim, uma solução é desenvolver ações que contem com produção de conteúdo que chame a atenção do consumidor em meio a grande oferta de informação da internet. O Inbound Marketing inverte a lógica de anúncios de comunicação que colocam o consumidor como um agente passivo da mensagem, e atraí-lo através da criação de conteúdo relevante. Estudo do iMedia Connection indica que depois do consumo de conteúdo relevante, 60% dos clientes tem uma visão mais positiva das marcas e das empresas. E de acordo com Hubspot, um obter um lead com inbound é quase 50% mais barato do que se usarmos o marketing tradicional;
Inteligência artificial: o investimento em tecnologia é cada vez maior. Logo adotar ferramentas e sistemas inteligentes ajudam a fortalecer os times de vendas. A automação nas empresas pode agilizar tomadas de decisões, que podem também ser mais assertivas. Pesquisas da Salesforce mostram que mais de 70% das empresas perceberam que suas vendas aumentaram com a automação de processos. Além disso, 51% dessas empresas acreditam que até 2020 será possível prever as necessidades de seus clientes.