• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tecnologia

Você sabe o que são tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas?

Nos últimos anos o agronegócio vem enfrentando adversidades sérias como a escassez de mão de obra, restrições para abertura de novas áreas de cultivo, além da busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social. E para que tais adversidades sejam solucionadas, a tecnologia terá papel importante.

Para superar as carências apontadas, um conceito ligado à inovação tecnológica está surgindo. Estamos falando da Agricultura de Precisão (AP), que vem embarcando cada vez mais tecnologia nas máquinas agrícolas e no ambiente do campo.

Com a AP, novos conceitos que antes faziam parte somente de naves espaciais, estão sendo inseridos no campo e conectando as máquinas agrícolas. Entre eles estão: a telemetria, IOT, VRT, On-The-Go e ISOBUS.

Tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas: O que são?

No âmbito geral, as tecnologias embarcadas representam conjuntos de sistemas eletrônicos inteligentes que se conectam uns com os outros, possibilitando maior aquisição, processamento, armazenamento e comunicação de dados.

Já a tecnologia embarcada em máquinas agrícolas é representada por sensores que permitem aumentar a precisão do trabalho, padronizando a operação e controlando eletronicamente a aplicação de sementes, fertilizantes e defensivos, além da colheita.

Os sensores enviam os dados colhidos à sistemas, possibilitando ao operador um eficiente planejamento do mapa de plantio, além de ajustes operacionais rápidos para melhorar a ação da máquina.

Jorge Strina, gerente de desenvolvimento de negócios estratégicos da Trimble Agricultura Brasil, cita que tecnologias embarcadas são equipamentos de inovação tecnológica montados em máquinas e equipamentos agrícolas, tais como sensores, controladores, telas, receptores de GPS, entre outros.

Hoje, qualquer máquina ou implemento pode conter alguma delas e, dessa forma, tratores, colheitadeiras e pulverizadores auto propelidos, já vêm equipados de fábrica com essas tecnologias, trazendo mais inovação ao campo.

A inovação tecnológica ajudará a resolver os problemas no campo

O objetivo de qualquer sistema produtivo ligado ao campo é a busca incessante pelo aumento da produtividade. “Com o crescimento populacional, precisamos de campos cada vez mais produtivos para atender esse aumento da demanda por alimentos”, comenta Strina.

Além disso, há a grande necessidade que todos os insumos agrícolas sejam usados da forma mais racional possível, evitando o desperdício. “E a Agricultura de Precisão contribui diretamente com essas necessidades de forma muito eficaz”, explica.

Ele cita o exemplo de um equipamento que faz a pulverização em plantas daninhas identificadas por meio de sensores, evitando a aplicação de herbicida onde não é necessário. Segundo o fabricante a economia pode chegar até 90%.

Além disso, como o volume de defensivos agrícolas aplicados é menor, o transporte de água e a quantidade de embalagens usadas para o descarte também diminuem, impactando diretamente na economia de tempo, logística e combustível em toda a operação”, complementa.

Gostou do artigo sobre inovação e tecnologia embarcada em máquinas agrícolas? Aproveite para conhecer o canal de conteúdos da Agrishow!

Crédito para inovação no agronegócio

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *