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Panorama da produção de leite de cabra no Brasil

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A crescente produção de leite de cabra gera muitas oportunidades para produtores brasileiros, mas há ainda alguns desafios que merecem atenção.

A oferta global de leite de cabra vem crescendo nas últimas décadas. Na atualidade, a produção de leite de cabra representa cerca de 2,3% do total mundial. Entre 2000 e 2017, o segmento cresceu 52%, enquanto a produção global de leite de todas as espécies avançou 38%.

No Brasil, a produção de leite de cabra está distribuída por todo o País com diferentes sistemas de produção e perfil variado de produtores, sobretudo entre as diferentes regiões brasileiras.

Dessa forma, mesmo sendo uma atividade que está em franco crescimento, ainda há muito a ser explorado no setor, tanto em termos de produção quanto de comercialização e divulgação deste produto.

Convidamos Karina Delfino, responsável pelo relacionamento fora da porteira da Capriana Granja Leiteira de Cabras, para falar sobre este segmento, que apresenta muitas oportunidades, mas alguns desafios.

Leite de cabra: alimento funcional e com altos valores nutricionais

A caprinocultura vem despertando cada vez mais o interesse de criadores e técnicos em todas as regiões brasileiras, principalmente pelas qualidades do leite de cabra. 

Com um sabor mais adocicado e odor diferenciado do leite de vaca, o leite de cabra possui alto valor nutritivo e é de fácil digestão, devido ao reduzido tamanho dos glóbulos de gordura. 

Além disso, Karina Delfino salienta que o leite de cabra é considerado um alimento funcional, oferecendo altos valores nutricionais e benéficos à saúde. “O consumo de leite de cabra ajuda na redução do risco de doenças crônicas como câncer e diabetes”.

Segundo a Anvisa, o leite de cabra apresenta propriedades como: 

  • Altos teores de alguns ácidos graxos benéficos para o organismo; 
  • Propriedades nutricionais e terapêuticas com qualidade superior ao leite de vaca;
  • Proteínas de alto valor nutritivo; e 
  • Molécula de gordura menor, o que garante uma melhor digestibilidade ao organismo. 

Além disso, a representante da Capriana Granja Leiteira de Cabras explica que o leite de cabra pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose e alguns tipos de alergias.

O leite de cabra possui pouquíssima quantidade da αS-1 caseína, responsável pelas alergias alimentares e um percentual menor de lactose (cerca de 12%) comparado ao leite de vaca”. 

O leite de cabra também faz bem para a pele, promovendo maciez e vitalidade graças aos teores de vitaminas A, B1, B12 e C.

Produção de leite de cabra no Brasil: rápido crescimento e muitas oportunidades

De modo geral, a caprinocultura é uma atividade econômica que tem despertado cada vez mais o interesse de pecuaristas brasileiros nos últimos anos.

Na atualidade, o Brasil ocupa o 11° lugar no ranking mundial com uma população de cerca de 9,5 milhões de caprinos leiteiros. De acordo com o IBGE (2018), a produção estimada de leite de cabra passa dos 25 milhões de litros por ano. 

Apesar de corresponder apenas a 2,3% da produção mundial, Karina Delfino destaca que a produção brasileira cresceu 71% entre os anos de 2000 e 2017. “Esse crescimento é notório, principalmente na região sudeste que já produz cerca de 25% de todo leite de cabra no Brasil”. 

Todo este crescimento está associado ao consumo de pessoas que têm alergia ao leite de vaca e que têm recomendações médicas para consumo de um leite especial. 

Já o consumo dos derivados do leite de cabra, principalmente os queijos, possui um público mais seleto, mas que vem crescendo a cada dia, segundo pesquisas recentes realizadas no Nordeste, onde concentra-se 95% do rebanho caprino leiteiro.

No Nordeste, mais de 93% dos entrevistados conhecem o leite e os derivados de cabra, enquanto no Sudeste, com apenas 3,5% do rebanho, cerca de 50% dos entrevistados conhecem tanto o leite de cabra quanto seus derivados.

Este é um cenário que traz muitas oportunidades de exploração desse mercado, especialmente com iniciativas de divulgação e marketing. Devemos fazer com que esse tipo de produto chegue a esse público, seja nos supermercados, lojas de queijos artesanais ou restaurantes”, opina Karina. 

Vale salientar que as principais formas de comercialização do leite de cabra no Brasil são: leite de cabra pasteurizado e congelado, leite de cabra em pó, leite de cabra UHT, iogurtes e bebidas lácteas e queijos de cabras de variados tipos.

Muitas oportunidades surgem na produção de leite de cabra

No Brasil, a produção de leite de cabra possui uma série de oportunidades de mercado, principalmente sob a forma de vários produtos.

Dessa forma, para Karina Delfino, a maior oportunidade deste segmento está no potencial que os produtos derivados do leite de cabra têm. 

Um mercado em franca ascensão é o segmento de restaurantes de alta gastronomia. Eles têm procurado queijos mais refinados, caso do leite de cabra”. 

Para ilustrar esse potencial, a responsável pelo relacionamento fora da porteira da Capriana Granja Leiteira de Cabras explica que a maior parte dos queijos de vaca são de consumo popular como queijo prato, minas e muçarela, enquanto o leite de cabra tem seu maior consumo os queijos mais artesanais e elaborados.

Entre estes queijos de leite se cabra se destacam o queijo Frescal, Borursin natural ou marinado com especiarias, massa semidura como Moleson e queijo tipo Feta e massa semimole como Chevrotin e Chabichou.

Ainda é possível encontrar produtos mais elaborados como Doce de leite de cabra, Pão de queijo de cabra e sorvetes de sabores variados.

No entanto, a produção de leite de cabra ainda enfrenta alguns desafios importantes, como a dificuldade de mão de obra especializada e uma logística de produtos refrigerados em pequena escala, que seja competitiva e garanta a manutenção das características desse tipo de produto. 

No entanto, para Karina Delfino, o maior desafio é vencer o preconceito existente no leite e nos produtos de cabra. “Esse preconceito tem muitas razões, mas pode ter sido originado pela existência de produtos derivados do leite de cabra descaracterizados”, acredita. 

Outro agravante é a dificuldade de se produzir leite fresco de cabra no Brasil, principalmente pela nossa dimensão territorial e clima tropical, o que dificulta a logística de leite cru do produtor até a indústria e faz com que o leite seja armazenado por mais tempo. 

Para Karina, a particularidade da granja leiteira pode contribuir com toda a cadeia. 

Uma granja leiteira está atrelada à produção, industrialização e ao uso exclusivo do seu próprio leite. Isso garante o processamento de derivados com leite fresco, proporcionando o verdadeiro sabor que é o característico de produtos de leite de cabra”, finaliza.

Aproveite este tema para conferir este artigo e ter mais informações sobre a produção de leite orgânico, que rapidamente cresce no Brasil e em todo o mundo

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