O primeiro drone híbrido do Brasil está na Agrishow 2019; um drone híbrido é aquele que incorpora tecnologia VTOL (Vertical Take-Off and Landing – o que permite decolagens em qualquer lugar, inclusive áreas de difícil acesso) em seus sistema de pouso de decolagem – como os drones considerados recreativos -, porém sem controle remoto e ao atingir a altura de 80 metros, assume características de voo linear de um VANT de asa fixa, reunindo, assim, as vantagens de facilidade operacional dos drones menores com a capacidade de mapeamento dos RPAs.
Com autonomia de voo de quatro horas e podendo percorrer distâncias num raio máximo de 60 quilômetros ele pode ser equipado com um sistema de sensores estabilizados que transmitem, em tempo real, vídeo HD nos espectros visível e termal para a tela da estação de controle monitorado pelo operador.
O engenheiro mecatrônico e CEO da Xmobots, Giovani Amianti, explica que embarcando câmeras fotográficas no RGB ou nas bandas multiespectrais, o drone híbrido pode mapear 16.000 hectares em um único voo, o que possibilita o mapeamento de grandes áreas agrícolas.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.