Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Por que o controle de custos na lavoura merece total prioridade?

Controle de custos na lavoura
Atualmente, o controle de custos na lavoura faz a diferença entre o sucesso e o fracasso na produção rural, tendo a tecnologia como a maior aliada do produtor. Entenda os benefícios!

A produção agropecuária é uma das atividades de maior importância para a economia brasileira, dando ao país o título de maior produtor mundial de muitas commodities. Mas, apesar dos avanços, ainda pecamos no controle de custos na lavoura. Mas, afinal, por que devemos realizar esse controle? 

Neste artigo, vamos entender quais são os benefícios do controle de custos na lavoura e como a tecnologia pode ajudar o empresário rural nesse processo. Confira! 

Por que realizar o controle de custos na lavoura? 

Esse tipo de ação, atualmente, tem essencial importância, pois um bom controle de custos pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso da atividade. 

Esse também é o entendimento de Gley Barbosa Camillo, Gerente Comercial da CHB Sistemas. Segundo Camillo, o setor agropecuário vive um momento bastante desafiador, principalmente com o aumento dos custos de insumos e arrendamentos. 

“Gerir os custos da lavoura passou a ser vital para a rentabilidade e sobrevivência de qualquer negócio”, diz.  

Como falado anteriormente, o agronegócio é um setor de grande importância para o Brasil, sendo o carro-chefe devido às exportações e os empregos gerados na área. 

O aumento da demanda e a abertura de novos mercados de consumo impulsionam cada vez mais esse setor, exigindo o desenvolvimento de novas áreas e a busca constante pelo ganho em produtividade. 

Muitos produtores, no entanto, esbarram nas dificuldades que envolvem as relações financeiras e o controle de custos na lavoura. Diante da sazonalidade do setor agrícola, existe a necessidade de gerenciar a propriedade como se ela fosse uma empresa. 

Controle de custos ajuda o produtor a definir detalhes de sua produção

Segundo Gley Camillo, o controle de custos na lavoura apoia o produtor em muitas questões e definições de seu dia a dia, dentre as quais ele cita: 

  • Qual patamar de preço de venda posso fixar para cobrir meus custos de produção (ou parte deles)? 
  • Qual é o melhor momento de trocar um equipamento?
  • Qual cultura devo plantar? 
  • Devo utilizar pivô ou sequeiro (ou ambos)? 
  • Qual o valor de minha hora-máquina? Utilizo máquina própria ou terceirizada
  • Qual o momento para reformar uma área? 

“Se não consegue medir os custos de produção, fica impossível gerenciá-los”, Camillo complementa. “Apurar esses custos de forma assertiva, com indicadores ou apontamentos por fazenda/talhão e operação, indica o caminho a seguir, de forma a aumentar a rentabilidade pelo pleno conhecimento e domínio de seus custos produtivos”, conclui. 

Em contrapartida, conhecendo bem seus custos, o produtor pode direcionar seus esforços de forma assertiva para ajustar a operação agrícola e, assim, buscar maximizar seus resultados. 

Quais são os benefícios do controle de custos na lavoura?

Em qualquer atividade agrícola, os custos relacionam-se diretamente com a tomada de decisões de uma empresa rural. Por isso, é importante ter um controle de custos eficiente na lavoura. 

Mitigação de riscos

Segundo o diretor comercial da CHB Sistemas, as vantagens desse controle vão muito além de uma melhor tomada de decisão. 

O primeiro desses benefícios é a capacidade de a empresa rural mitigar riscos. “Com um eficiente controle de custos na lavoura, é possível reduzir riscos à rentabilidade dos negócios”, indica Camillo. 

Além disso, um bom controle de custos ajuda a melhorar as margens de lucro da empresa rural. “Um eficiente controle potencializa fazendas ou talhões mais rentáveis e, ainda, dá respaldo para rever as que não apresentam resultado esperado”, diz Gley Camillo. 

Avaliando a concorrência e definindo as próximas ações

Por fim, há a possibilidade de comparar os custos das operações agrícolas por meio de benchmarking, ou seja, analisando os concorrentes. O produtor pode fazer essa comparação com seus pares em associações, sindicatos e pool de produtores, abrindo espaço para avançar a lucratividade ou, até mesmo, alterar a cultura daquela fazenda ou talhão. 

Como a tecnologia pode ser aliada de um eficiente controle de custos na lavoura?

Como vemos, a gestão do agronegócio envolve diversos dados, planilhas e uma grande quantidade de informações — o que pode gerar certa confusão na tomada de decisão. 

Dessa forma, contar com um software de gestão agrícola é uma excelente opção. Ao trocar as planilhas de papel por planilhas digitais, esse processo se torna mais eficiente para o empresário rural. 

Tecnologia no controle de custos na lavoura

A tecnologia pode ser uma grande aliada no controle de custos na lavoura

 

Sistema ERP: software de gestão pode ajudar o produtor

Gley Camillo explica que a adoção do sistema ERP permite um melhor controle de custos na lavoura. 

“Esses sistemas operam totalmente em nuvem, permitindo sua utilização em qualquer local do mundo que tenha acesso à internet. Também oferecem apontamento de campo via celular ou tablet para controlar o combustível, operações mecanizadas e mão de obra”, destaca. 

Por fim, a integração entre os computadores de bordo que utilizam telemetria e georreferenciamento e os Sistemas ERP agrícolas são tecnologias importantes e que, portanto, merecem atenção do empresário rural. 

Camillo explica que essa integração resolve o maior desafio no campo, que são os apontamentos de insumos e operações mecanizadas (máquina e mão de obra) para geração de um custo real por área, operação e cultura. 

“Essa integração melhora a qualidade das informações, permitindo uma tomada de decisão rápida e assertiva para uma ágil correção do trabalho a ser realizado no campo, caso necessário”, finaliza. 

Para saber mais sobre o tema, confira nosso material exclusivo com dicas para otimizar os custos de produção na pecuária!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar