Com a chegada da Inteligência Artificial na agricultura há a expectativa de que o crescimento seja ainda mais rápido e menos custoso.
Uma das áreas que tende a se beneficiar da Inteligência Artificial relaciona-se à capacidade de processamento de dados da lavoura. Feita sem a ajuda de sistemas de computador, a coleta de dados é algo muito demorado e gerar informação sobre qualquer cultura leva um precioso tempo.
Hoje em dia, no entanto, por meio da aplicação da Inteligência Artificial todo esse processo já pode ser feito instantaneamente a um valor acessível, tornando muito mais preciso o manejo de culturas.
Outra aplicação da Inteligência Artificial na agricultura tem relação com a redução do impacto de pragas e doenças, consideradas como um dos grandes problemas do campo.
Com uma elevada quantidade de dados e informações obtidas a partir de sensores, a IA identifica o surgimento de doenças na lavoura em estágio inicial, possibilitando que o produtor possa tomar precaução com antecedência e evitar perdas na safra.
3 aplicações da Inteligência Artificial
Das análises de solo para a plantação até a colheita da safra, com tomada de decisão rápidas frente a problemas, a Inteligência Artificial está presente em aplicações relacionadas a:
- Maior capacidade de precisão na identificação de fenômenos climáticos que influenciam a cultura, tais como temperatura, precipitação, direção e velocidade de ventos praticamente em tempo real, o que torna a análise de dados muito rica.
- Mapeamento completo de propriedades rurais, ajudando na identificação de, por exemplo, regiões de desmatamento, de uso excessivo de agrotóxicos e de pragas.
- Orientação ao produtor sobre qual insumo agrícola usar, em qual momento e em que quantidade para que ele consiga atingir o máximo de produtividade em sua fazenda.
Saiba mais sobre os ganhos da Inteligência Artificial aplicada ao agronegócio e conheça um case de sucesso. Baixe agora nosso material exclusivo!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.