Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conheça o aplicativo que auxilia no manejo sustentável do açaí nativo na Amazônia

Article-Conheça o aplicativo que auxilia no manejo sustentável do açaí nativo na Amazônia

Conheça o aplicativo que auxilia no manejo sustentável do açaí nativo na Amazônia.jpg
Com a adoção deste aplicativo, o manejo sustentável do açaí nativo é facilitado, aumentando a produtividade e garantindo a preservação da biodiversidade da região amazônica.

Ótima fonte de calorias, rico em antioxidantes e nutrientes, o açaí é hoje considerado o mais importante produto não madeireiro da região amazônica. Não é por menos que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial deste fruto.

Mas, para não comprometer a oferta deste produto, o manejo sustentável de açaízais nativos para a produção de frutos é uma prática agropecuária cada vez mais demandada e necessária.

Em resposta a essa necessidade, a tecnologia do manejo sustentável de açaízais nativos configura-se como uma solução para a garantia da sustentabilidade dessa cadeia produtiva. 

E é com esse objetivo que a empresa Equilibrium Web e a Embrapa Amazônia Oriental desenvolveram o aplicativo Manejatech-açaí. Com ele, as etapas do processo de manejo do açaí ganham agilidade e eficiência.

Convidamos os idealizadores deste projeto para falar sobre as características deste aplicativo que ajuda no processo de manejo sustentável do açaí nativo na Amazônia.

Manejo sustentável de açaizais nativos: fundamental para a continuidade da colheita

Em áreas com açaízais nativos, a palmeira do açaizeiro ocorre naturalmente e seus frutos tradicionalmente compõem uma parte importante da alimentação das populações ribeirinhas.

Porém, nas últimas décadas, o aumento do consumo de açaí levou a uma intensificação da sua colheita nas florestas de várzea. Por um lado, isso foi vantajoso, devido à maior demanda pelo fruto do açaizeiro que elevou a renda das populações ribeirinhas. 

Mas, por outro, a atividade tem colocado em risco a diversidade de espécies nas florestas de várzea, com o ribeirinho suprimindo as demais espécies florestais.

Em resposta a esse problema, a tecnologia do manejo de mínimo que reduz o impacto de açaizais nativos é uma solução para a garantia da sustentabilidade dessa cadeia produtiva. 

Desenvolvido pela Embrapa, o manejo de mínimo impacto de açaízais nativos, ou sustentável, é uma tecnologia que visa conciliar a produção de frutos e a conservação das florestas de várzea do estuário (ambiente aquático de transição entre o rio e o mar) amazônico. 

O manejo sustentável de açaízais nativos envolve práticas que equilibram a produção de frutos de açaí com a conservação das florestas de várzea na Amazônia”, destaca Sebastião Farias Júnior, CEO da Equilibrium WEB e um dos idealizadores do projeto.

Além disso, com o aplicativo Manejatech-açaí as etapas do processo de manejo ganham agilidade. Afinal, ele registra a produção e comercialização do açaí manejado.

Para o CEO da Equilibrium, a associação entre o manejo sustentável e a tecnologia assegura alguns benefícios fundamentais. “Essa associação permite a exploração econômica dos açaizais nativos, assegura a sustentabilidade da atividade e mantém a biodiversidade dos açaizais”.

O aplicativo facilita a gestão de todas as etapas do manejo

O aplicativo Manejatech-açaí está disponível para o sistema Android e opera em dispositivos móveis, smartphones e tablets, e não exige conectividade com a internet.

Segundo Farias Jr, o aplicativo foi desenvolvido para facilitar todas as etapas do manejo sustentável do açaí nativo. 

Nosso aplicativo atua nas principais etapas do manejo, como o inventário florestal das parcelas que serão manejadas, a análise dos dados e recomendação das intervenções agroflorestais para cada parcela inventariada. Também permite o registro da produção e da comercialização dos frutos, gerando relatórios que auxiliam no acompanhamento da produção dos frutos”.

A primeira etapa facilitada com o aplicativo é a demarcação de uma parcela na floresta para delimitar a área de manejo e o registro de todas as plantas, chamada de inventário. Em vez de prancheta e caneta, o manejador indica no aplicativo as plantas presentes na área a partir de uma lista de espécies identificadas pelo nome comum.

Na etapa seguinte, o aplicativo calcula a intervenção que deve ser feita, considerando os parâmetros do manejo de mínimo impacto. Em uma mesma área, deve haver uma proporção adequada entre touceiras de açaí e outras espécies florestais. 

Para cada hectare, recomendamos 400 açaizeiros bem distribuídos com 250 indivíduos de outras espécies”, afirma o engenheiro florestal José Leite, da Embrapa.

Caso haja excesso de touceiras ou demais espécies, o aplicativo aponta as quantidades que devem ser suprimidas para atingir a proporção adequada. O aplicativo recomenda a quantidade, mas a escolha de quais árvores ou palmeiras de açaí devem ser derrubadas fica a critério da comunidade.

Preservação da biodiversidade e aumento da produtividade

Segundo os pesquisadores da Embrapa, o manejo de mínimo impacto nos açaízais nativos é uma estratégia eficaz para preservar a biodiversidade e aumentar a produtividade, pois a palmeira se beneficia da interação com as outras espécies florestais. 

Outro fator que contribui para a elevação da produtividade nos açaízais manejados de uma forma sustentável é a maior entrada de luz, resultado da redução do adensamento.

Para isso, a recomendação é que as touceiras mantenham uma distância de cinco metros entre si. Com esse espaçamento, evita-se que as palmeiras ganhem altura rapidamente como consequência da competição por luz. 

Assim a produção dos primeiros cachos ocorre numa altura baixa e oferece mais segurança para a coleta e menos esforço físico”, observa Leite.

Já Faria Jr salienta que o manejo sustentável do açaí é crucial para a biodiversidade por promover a conservação das florestas de várzea e manter a diversidade de espécies. “Isso garante a preservação dos ecossistemas naturais, essenciais para a saúde ambiental da região amazônica”.

Além disso, com o aplicativo Manejatech-açaí o CEO da Equilibrium WEB cita outros benefícios bastante interessantes, como:

  • Aumento na produção de frutos; 
  • Manutenção da diversidade dos açaizais; 
  • Acesso a recomendações técnicas voltados a adoção de um manejo eficiente dos açaízais. 

Além disso, as tomadas de decisão são muito mais fáceis com o auxílio do aplicativo. “Com o aplicativo, o processo de tomada de decisão a partir de informações sistematizadas sobre as parcelas manejadas, da produção e comercialização de frutos de açaí é facilitado”.

O aplicativo Manejatech-açaí é gratuito e pode ser obtido acessando a plataforma Play Store do Google.

Aproveite o tema para conferir algumas dicas de manejo para essa fruta que está conquistando o mundo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar