Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Blockchain no agro brasileiro já é possível!

Blockchain no agro brasileiro já é possível!.jpg
Facilidade na adesão e uso da rede, rastreabilidade e segurança das informações, automação na gestão de certificados

Uma das maiores preocupações atuais com os alimentos é sua origem. Fato que tem trazido à tona o debate acera da rastreabilidade de produtos agro, o que nos leva ao Blockchain: imagine o alimento a caminho do supermercado ou seja na sacola do consumidor. O Blockchain monitora o trajeto desses produtos, desde a plantio até a mesa. Isso vai facilitar com que se saiba por onde e quando o alimento passou o que ajuda a evitar desperdício e oferece maior controle de qualidade.  

Segundo o líder técnico para clientes da IBM Brasil, Carlos Rischioto, a tecnologia pode ser aplicada a qualquer tipo de cultivo ou produção, além de haver melhora na produtividade, com mais facilidade para gestão de certificados, simplificação nos processos de rastreamento, recall e gestão de distribuições e estoque dos produtos.

Ainda de acordo com Rischioto, a rastreabilidade garantida e compartilhada na cadeia pode trazer diferencial competitivo aos produtores, ajudando na garantia de origem, garantia do transporte dentro dos padrões de qualidades, etc.

Para quem planeja utilizar esse tipo de ferramenta, o líder técnico explica que o primeiro passo é encontrar uma rede já existente para seu processo de negócios, no caso da IBM há a IBM Food Trust cuja associação pode ser realizada pelo site. “Após a adesão à rede, existe um processo de ingresso e conexão, que vai variar de acordo com o tamanho e complexidade do participante e dos módulos que serão utilizados”, explica.

Além disso é comum a formação de associações ou cooperativas de produtores para ingressar nas redes ou a associação com distribuidores e varejistas que já estejam nas redes.  E com a ferramenta em funcionamento o produtor pode acessar a solução através de qualquer computador ou smartphone e cadastrar seus produtos

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar