Quando falamos sobre tecnologias e conectividade no campo, não há como não mencionar a agricultura de precisão. Com um conjunto de técnicas inovadoras, ela permite o gerenciamento detalhado das lavouras, promovendo mais eficiência no uso de insumos e práticas sustentáveis.
Essa abordagem tem se expandido significativamente nos últimos anos, ajudando os produtores a otimizar recursos e tomar decisões mais estratégicas ao longo de todo o ciclo produtivo.
Confira alguns destaques de Agricultura de Precisão na Agrishow 2025!
Tecnologias em Agricultura de Precisão
Diferente das técnicas tradicionais, onde as lavouras recebem o manejo de forma uniforme, no método de precisão, os processos são realizados por meio de acesso a informações disponibilizadas por meio de diferentes tecnologias. Dentre as tecnologias mais conhecidas nesse segmento, estão:
- GPS – Sistema de Posicionamento Global;
- GIS – Sistema de Informação Geográfica,
- Sistema de mapeamento de colheita,
- Sensores remotos,
- Sensores de solo, entre outros.
A Agrio Agrotecnologia apresenta traz para a Agrishow 2025 uma tecnologia chamada Trakia – um equipamento que utiliza a IA para aplicação inteligente e localizada de insumos nas plantas alvo, sejam elas plantas alvo, sejam elas daninhas de folha larga ou estreita.
O diretor da empresa, Yuri Sarreta Oda, explica que o equipamento é capaz de fazer a pulverização seletiva e localizada de herbicidas. “Conseguimos aplicar o herbicida só na planta da linha detectada. É um sistema de visão computacional, ou seja, ele tem uma câmera que faz a leitura do solo e um computador embarcado com uma inteligência artificial, responsável por detectar essas plantas em tempo real e fazer a aplicação localizada desse herbicida”, explica.
O grande diferencial dessa tecnologia está na capacidade do equipamento de identificar e segregar plantas de folha estreita das de folha larga. Isso torna o manejo mais sustentável, pois permite a aplicação de herbicidas seletivos para cada classe, evitando o desenvolvimento de resistência nas demais plantas. O sistema é instalado a cada dois metros da barra do pulverizador, com uma engenharia óptica avançada que combina câmeras e iluminação para garantir cobertura eficiente de grandes áreas.
“Controlamos oito pontas de pulverização espaçadas, de 25 centímetros, com válvula PWM de 100 hertz. Conseguimos atingir economias de até 90% no uso com herbicidas, o que se tornou uma exigência crescente no nosso mercado, principalmente com os constantes surgimentos de casos de resistência ao glifosato. É um equipamento que veio para revolucionar o mercado de agricultura de precisão e, principalmente, a pulverização seletiva e localizada de herbicidas no Brasil” complementa Yuri Sarreta.
Soluções integradas para o setor sucroenergético
A Agrishow 2025 conta também com soluções tecnológicas para o setor sucroenergético. Com foco na automação e dados para tomada de decisão nos processos agrícolas, a AGTech oferece ferramentas que conectam máquinas, pessoas e decisões no campo. Suas soluções abrangem desde o plantio automatizado e o monitoramento da colheita até a aplicação racional de insumos como a vinhaça, promovendo eficiência no consumo de combustível e na gestão de recursos.
Além dos produtos, a AGTech disponibiliza serviços de agricultura de precisão, como coleta de solo georreferenciada e uso de drones para liberação de agentes biológicos e pulverização química.
“Hoje estamos no mercado com 80% das automações em plantadoras de cana e somos vanguardistas em controle e monitoramento na operação de fertirrigação, entre outros. Em 2026, estaremos fechando o ciclo de 10 anos de exposição dos nossos produtos na Agrishow, demonstrando que esse é o palco para grandes transformações”, ressalta Ingomar Matte, CEO fundador da AGTech.
A Agrishow 2025 recebe mais de 800 expositores que atendem os mais diversos segmentos. Confira a variedade de soluções para o agro e faça a sua visita até o dia 02 de maio. Clique aqui para garantir seus ingressos online com desconto.