A Agrishow 2025 encerrou sua histórica 30ª edição no último dia 2 de maio, marcando mais um capítulo de sucesso na trajetória da maior feira do agronegócio da América Latina.

Agora, alguns dias após o encerramento do evento, temos o prazer de apresentar uma galeria especial, que apresenta as iniciativas sustentáveis que fizeram desta edição um marco em responsabilidade ambiental e social.

Durante os cinco dias de evento, a Agrishow não apenas apresentou as mais recentes inovações tecnológicas para o campo, mas também demonstrou na prática como o agronegócio pode ser um agente de transformação positiva.

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a feira implementou ações em diversas frentes, desde o uso de energia solar e gestão eficiente de resíduos até iniciativas de inclusão social e valorização da diversidade.

Cada imagem conta uma história de inovação, responsabilidade e transformação, demonstrando como a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina está liderando pelo exemplo na construção de um setor mais consciente, inclusivo e ambientalmente responsável. Confira a seguir!

1/14
Agrishow Pra Elas

Um principais exemplos do pilar de educação, cultura e valorização das boas práticas é o fortalecimento do Agrishow Pra Elas, um espaço dedicado exclusivamente à atuação feminina no agro, com rodas de conversa com especialistas, reforçando o protagonismo das mulheres e o compromisso com a igualdade de gênero (ODS 5)

2/14
Lenços do Agro

Uma iniciativa de solidariedade no Agrishow Pra Elas! Durante toda feira, o espaço promoveu a coleta de lenços para doação à mulheres em tratamento de câncer.

3/14
Agrishow Labs

Outro destaque é o Agrishow Labs, um hub de inovação para startups do agro. O espaço incentiva o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade, produtividade e conectividade rural. Ao criar um ambiente propício para o crescimento de novos negócios e tecnologias, a feira se alinha diretamente ao ODS 9, que trata de inovação e infraestrutura.

4/14
Pavilhão de Produtores Artesanais

O incentivo ao consumo consciente e à valorização da produção local também tem um espaço dedicado durante a Agrishow: o Pavilhão de Produtos Artesanais dá visibilidade a pequenos produtores do estado de São Paulo e suas culturas regionais. Essa iniciativa reforça o elo entre tradição e sustentabilidade, promovendo práticas alinhadas ao ODS 2, que tem como principal objetivo erradicar a fome e promover uma agricultura mais sustentável e inclusiva.

5/14
Placas fotovoltaicas nos banheiros

Na promoção de energia limpa e acessível no funcionamento da estrutura do evento, a Agrishow adota o uso de energia solar em diversas instalações da feira, como placas fotovoltaicas nos banheiros, fornecendo energia limpa e 100% renovável.

6/14
Patrulha da Energia

A Patrulha de Energia realiza rondas noturnas diárias com o objetivo de conscientizar os expositores sobre o uso consciente de equipamentos elétricos, garantindo o desligamento dos aparelhos fora do horário de funcionamento, e, consequentemente apoiando na redução do consumo desnecessário de energia. Essa iniciativa reforça o compromisso com a eficiência energética e a mudança de comportamento.

7/14
Ação de Reciclagem

Em parceria com cooperativas locais, como a Cooperagir e a Mãos Dadas, mais de 50 toneladas de recicláveis foram coletadas e destinadas corretamente. Além de evitar a poluição e o desperdício de recursos, essas ações também geram renda e inclusão social para catadores, fortalecendo a economia circular e a sustentabilidade urbana, como proposto pelo ODS 11.

8/14
Propaganda
9/14
Reaproveitamento de Materiais

Cerca de 200 toneladas de madeira utilizadas na montagem de estandes serão reutilizadas em projetos de paisagismo, compostagem e outras formas de reaproveitamento inteligente, reduzindo o descarte e fomentando o uso consciente de insumos.

10/14
Mapa Interativo

Outra iniciativa é a substituição do tradicional mapa impresso por uma versão digital com geolocalização. A iniciativa reduz o uso de papel, melhora a experiência do visitante e contribui diretamente com os objetivos de consumo e produção responsáveis.

11/14
Doação de marmitas para instituições sociais

Parceria com a startup Matchfood, que viabilizou a doação de marmitas para instituições sociais de Ribeirão Preto. Em 2025, foi 1,2 tonelada de refeições salvas e doadas. Além de combater o desperdício alimentar, a ação atende diretamente ao ODS 2, ao contribuir com a segurança alimentar da população local.

12/14
Espaço GRAAL

Espaço Graal para motoristas de caravanas, um ambiente que oferece descanso, alimentação e conforto para centenas de profissionais que passam longas horas nas estradas até chegar à feira. A iniciativa reforça o olhar humano da organização e está ligada com os princípios de cidades inclusivas e sustentáveis (ODS 11).

13/14
Profissionais 50+ e 60+

A inclusão também se estende ao time de profissionais que atuam em diversas áreas da organização da Agrishow, com a contratação de profissionais acima de 50 e 60 anos.

14/14
Doação de Mudas

Em parceria com a Macboot, a Feira Agrishow também contou com o incentivo a produção sustentável a partir da doação de mudas aos visitantes.