Presente em todas as partes da Agrishow, a cultura do café está se destacando na 30ª edição da maior feira de tecnologia Agrícola da América Latina.
Desde soluções e máquinas para todo processo de produção entre os mais de 800 expositores, passando na rota do café do app oficial da Agrishow, além dos cafés dos pequenos produtores no Pavilhão de Artesanais, na programação do Agrishow Pra Elas e na inovação do Agrishow Labs, onde também tem seu lugar garantido.
A startup Hope Kphe, integrante do Hub de Inovação do SUPERA Parque, cria soluções que aumentem produtividade, confiabilidade e validação de processos no setor cafeeiro. Durante a apresentação no Agrishow Labs, mostrou o projeto COFFEE COLOR QUALIFIER (CCQ), que tem como objetivo aprimorar e modernizar a seleção de grãos através da qualificação de amostrar por referência.
Quer saber mais? Preparamos um material especial para você!
Sistema CCQ-Hope: transformando a Classificação do Café
Carlos Baltieri, fundador da Hope Kphe, apresentou aos visitantes a palestra “Cafeicultura: Eleve o padrão de qualidade do seu café”.
A tecnologia desenvolvida pela Hope promete transformar completamente o método tradicional de classificação do café. De acordo com os dados apresentados, enquanto o método manual consegue processar apenas 50 amostras por dia, a tecnologia CCQ-Hope eleva essa capacidade para impressionantes 600 amostras diárias, representando um ganho de produtividade de 1.200% e eliminando retrabalhos no beneficiamento.
O diferencial do sistema está na capacidade de análise completa dos grãos. A tecnologia CCQ utiliza um sistema de visão computacional que examina os grãos por duas perspectivas, visão superior e inferior, garantindo uma avaliação minuciosa de cada amostra. O sistema:
- Garante a análise de todos os grãos da amostra;
- Oferece auditoria grão a grão no momento da análise;
- Mantém registro digital das duas faces de toda a amostra;
- Avalia tamanho e peso com precisão.
Durante a apresentação, Baltieri enfatizou a importância de identificar o ponto ideal de maturação dos grãos, destacando como o sistema pode diferenciar entre os chamados “cereja” (grãos vermelhos no ponto ideal) e os grãos amarelos ou verdes, que impactam diretamente na qualidade final do produto.
Essa solução impacta toda a cadeia produtiva do café. “O produtor passa a saber exatamente o que ele fez em cada talhão e qual foi o resultado da operação dele”, explicou o palestrante durante a sessão de perguntas. Isso permite que produtores possam, inclusive, separar lotes especiais para comercialização diferenciada.
A tecnologia oferece suporte para diferentes níveis da cadeia produtiva, incluindo Diretores industriais, Gerentes de produção, Classificadores e Operadores.
Rota do Café: um roteiro completo para cafeicultores na Agrishow 2025
A Rota do Café é uma experiência interativa exclusiva para cafeicultores que oferece um percurso otimizado através de um mapa interativo, permitindo aos produtores conhecerem as soluções mais avançadas e inovadoras para o setor cafeeiro de forma eficiente.
Este recurso tecnológico guia os visitantes pelos estandes participantes, garantindo que nenhuma inovação relevante para suas lavouras seja perdida, economizando tempo e proporcionando acesso organizado às tecnologias modernas específicas para a cafeicultura.
Cristiane Cobirá, produtora de café, está visitando a Agrishow em busca de tecnologias e inovação para sua produção. Ela conta que estava sem visitar a Agrishow há alguns anos, mas retornou em 2025. “Viemos buscando maquinários, curvas de nível, máquinas colheitadeiras de café. Inclusive, vi no aplicativo a rota do café”, explica.
Faça como a Cristiane, aproveite para visitar a Agrishow e conferir a Rota do Café! Ainda dá tempo, participe! Clique aqui para garantir seus ingressos online com desconto!
Não deixe de baixar o aplicativo da Agrishow e ativar a rota do café no mapa interativo.
Clique aqui para baixar na Apple Store | Clique aqui para baixar no Google Play
Tags