• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Colunistas

Confira 05 tecnologias que ajudam você a aumentar a produtividade

Diante de tanta tecnologia disponível, é comum, você, produtor rural, se questionar: qual plataforma eu preciso implementar de imediato?

O primeiro passo é utilizar um software de gestão da propriedade. Esta importante ferramenta ajudará você a analisar e controlar os gastos com funcionários, produtos e tecnologias, e também dará suporte para você prever receitas futuras, entre outras possibilidades.

Na sequência, é recomendável você investir em tecnologia que irá impactar no aumento da produtividade. Confira a seguir, algumas opções:

1) Autonomia: Foi-se o tempo em que as máquinas funcionavam somente com a presença de operadores. Com a evolução da tecnologia, outras possibilidades surgiram, como, por exemplo, as máquinas autônomas, que podem funcionar via controles, com o operador perto da máquina, ou à distância.

2) Pragas e doenças: Diversas tecnologias foram lançadas para identificar pragas e doenças no campo, contribuindo para que o produtor saiba exatamente onde ele precisa ir para fazer as correções necessárias.

3) Aplicação: com drones e dispositivos variados, é possível ter mais precisão na hora de aplicar um determinado produto na plantação. Se antigamente havia alta dispersão, agora cada gota é aplicada de acordo com a necessidade de cada planta.

4) Plantações: softwares oferecerem suporte para o acompanhamento, em tempo real, das plantações e também fornecem orientações em relação à plantio e colheita. É possível acompanhar por talhão, ter uma visão geral da sua área e até mesmo verificar como está a plantação dos vizinhos.

5) Monitoramento: acompanhe, em detalhes e à distância, o deslocamento de máquinas agrícolas, como tratores e colheitadeiras. Verifique quanto foi o gasto com combustível, quantas horas foram trabalhadas e qual o ritmo de trabalho.

Amigo produtor, estas tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço no nosso agronegócio. Reflita e avalie quais sugestões poderão ajudá-lo a aumentar a produtividade.

Não resista às mudanças. Em pouco tempo, a adoção de tecnologia não será mais uma opção, mas sim sinônimo de sobrevivência no campo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...
Rodrigo Capella
Rodrigo Capella trabalha com agronegócio desde 2004 e é palestrante, consultor e diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing. Tem artigos sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior e é autor de vários livros, entre eles "Como turbinar as vendas de uma empresa de agronegócio com ações de marketing e comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *