O ano de 2025 está quase terminando e alguns questionamentos ganham força, quando analisamos o impacto das iniciativas de marketing.

Uma das reflexões mais importantes está associada à estratégia, o que me leva a fazer uma pergunta: você já fez uma ação estratégica em 2025?

Para uma ação ser estratégica, ela precisa contemplar alguns elementos. Para ajudar você nessa análise, compartilho uma metodologia que utilizamos na Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio.

Trata-se da V.C.I.D, que é composta por quatro etapas: Visibilidade, Credibilidade, Interesse e Desejo. Cada etapa tem a sua importância e o maior erro das empresas de agronegócio, quando executam uma ação de marketing, é justamente pular etapas.

A Visibilidade está associada à exposição e compreende todo esforço relacionado a promover a empresa de uma forma adequada e impactante desde o início, buscando uma conexão natural com o público-alvo.

Já a Credibilidade está em sinergia com a reputação e é alcançada quando, de alguma forma, a iniciativa agrega confiança e qualidade a uma empresa ou a uma solução. Para ser concluída em pouco tempo, essa etapa precisa de intensidade, o que demanda um esforço considerável.

Após a Visibilidade e a Credibilidade, a próxima etapa é o Interesse em comprar um produto ou uma solução. No momento seguinte, temos o Desejo, que está associado a fidelização.

Cada etapa demanda energia, planejamento e dedicação. O V.C.I.D pode ser concluído em pouco tempo, desde que o engajamento e a estratégia estejam em sintonia, potencializando os resultados.

Nos próximos textos, falaremos mais sobre marketing no agronegócio. Até lá.

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.