Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Se a sua família não tem tempo para falar sobre sucessão agora, quando terá.jpg

Se a sua família não tem tempo para falar sobre sucessão agora, quando terá?

Processo de sucessão acontece de maneira gradativa e envolve uma série de fatores que precisam ser analisados, tais como: demandas da família, como o a escolha e preparo do sucessor, demandas jurídicas que envolvem organização patrimonial e tributária, e demandas do negócio, que estão relacionadas a gestão.

É muito comum as pessoas perguntarem qual é o melhor momento para se começar a falar sobre sucessão nas empresas familiares. Costumo responder que o melhor momento é ontem, mas se sua família ainda não começou a pensar no assunto, o ideal é tratá-lo a partir de agora.

O processo de sucessão acontece de maneira gradativa e envolve uma série de fatores que precisam ser analisados, tais como: demandas da família, como o a escolha e preparo do sucessor, demandas jurídicas que envolvem organização patrimonial e tributária, e demandas do negócio, que estão relacionadas a gestão.

O primeiro momento trata-se da conscientização para a necessidade de se planejar a transferência da gestão. É o primeiro alinhamento da família nas conversas iniciais, para levantar o interesse dos envolvidos a respeito da continuidade dos negócios, pois para estruturar um planejamento que funcione, se faz necessário entender as expectativas e saber quem, de fato, comporá cada papel.

Dentro da dinâmica das famílias, nos deparamos com inúmeras situações, e abaixo listo algumas delas:

- Filhos que não desejam continuar os negócios;

- Filhos que desejam participar da gestão, mas não em sua totalidade;

- Filhos que ainda não decidiram onde querem estar (se nos negócios ou se apenas como herdeiros);

- Filhos que já estão na gestão e na tomada de decisões;

- Filhos divididos entre operacional e estratégico;

- Filhos dentro e fora da empresa – um apenas no papel de herdeiro, outro que assumiu o papel de sucessor;

- Filhos que participam do negócio apenas como colaboradores (pais gestores, filhos herdeiros que ainda não definiram se desejam ser sucessores);

- Não ter filhos interessados e ter a necessidade de contratar um sucessor operacional;

Portanto, é necessário ter clareza de todos os papéis possíveis e entender quais cenários eles compreendem. Para tal, existe o modelo dos 3 círculos, também chamado de trinômio da sucessão, que demonstra onde os membros se encontram e dali em diante, se torna mais fácil iniciar qualquer debate sobre o assunto com a família.

Trinômio.png

Fonte imagem: www.ibgc.org.br

É importante que a família tenha em mente que quanto antes se iniciem as conversas sobre o assunto e a preparação para a transferência da gestão, mais a empresa familiar tem a ganhar. Pois o sucessor terá a oportunidade de aprender com o sucedido, terá tempo hábil para que todos os ensinamentos sejam absorvidos da melhor maneira possível e poderá dividir experiências, trazendo para a empresa toda sua bagagem sobre inovação, tecnologia, e podendo tirar suas dúvidas com quem mais entende do negócio: o fundador (ou atual gestor).

Vale lembrar que no processo de sucessão não transferimos apenas a gestão. Transferimos o legado, os valores familiares e toda a história que foi construída durante todos os anos.

Se com a família em harmonia, em alguns momentos já encontramos desafios que precisam ser superados, imaginem deixar para pensar sobre o assunto apenas quando o pai ou o avô adoecerem, ou quando a família brigar, ou pior ainda, alguém vier a faltar. Além de mais moroso e oneroso, é muito mais doloroso organizá-lo em uma situação assim.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar