Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_1451343143.jpg

Melhore a reputação de uma empresa de agronegócio com esses 5 passos

Visibilidade e credibilidade sempre nortearam as ações de marketing e comunicação das empresas de agronegócio. Era preciso somente propagar a mensagem para ter êxito.

Agora, um novo conceito faz cada vez mais parte das reuniões de executivos das empresas deste importante setor: a reputação; que segundo o Dicionário Aurélio é um “Conceito obtido por uma pessoa a partir do público ou da sociedade em que vive: minha reputação sempre chega antes de mim. Possuir renome ou prestígio: sempre foi uma mulher de reputação. Bom ou mau conceito: ter boa ou má reputação. Opinião já fundamentada sobre qualquer coisa: carros com reputação. Ação ou efeito de reputar, ter em consideração”.

Neste contexto, a divulgação da mensagem pela simples divulgação, seja em qualquer formato, não tem mais uma grande eficácia. É preciso associar claramente esta propagação de ideias com as causas defendidas pela empresa, com os valores que ela defende, com a missão diária. Elementos estes que são fundamentais dentro da construção sólida da reputação.

FAG_bannerDig_2ºLote_Humanizada_320x50.png

Confira a seguir algumas dicas que irão ajudá-lo neste processo:

1) Adote protocolos

Tenha uma metodologia recorrente para avaliar todas as ações de marketing. Verifique a presença de palavras-chave e mensagens-chave, além da força do discurso, estruturação das informações e formulação de ideias, entre outros pontos fundamentais para o ciclo comunicacional.

 2) Estimule o feedback

O contínuo e sólido diálogo com o cliente e potencial cliente fará toda a diferença. Espalhe esta prática dentro da empresa e incentive os colaboradores a fazerem o mesmo.

3) Incentive a transparência

Esse ponto é fundamental. Quanto mais transparente você for, melhor será a sua reputação. Pense nisso e não esconda as situações empresariais, por pior que elas sejam.

4) Crie uma comissão

Convide funcionários, diretores e clientes (agricultores e pecuaristas) para integrarem esta equipe de trabalho, que terá como objetivos propor soluções e ações para melhorar continuamente a imagem da empresa. O ideal é que sejam feitas reuniões mensais.

5) Foque no gerenciamento de crise

Elabore diversos planos para diversas crises possíveis. Estruture tudo em um manual de conduta e não espere a crise chegar para você pensar em uma solução. Tenha tudo ou quase tudo mapeado.

 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar