Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cutelaria artesanal: o encanto de peças exclusivas!

Cutelaria artesanal o encanto de peças exclusivas!.png
De ferramentas para caça e defesa, facas se tornaram peças indispensáveis para o nosso dia-a-dia ou mesmo como itens de coleção.

A Idade dos Metais veio para colocar um ponto final no que se considera a última fase da Pré-História, quando o homem enfim descobre o ferro e decide explorar as reações do minério com o - seu já amigo de longa data - fogo, aquecendo o ferro em altas temperaturas conseguindo dilui-lo, fundindo as suas habilidades e com o conhecimento adquirido fabricou lâminas perfuro cortantes, aprimorando assim, seus instrumentos de caça e defesa fundamentais para sua sobrevivência e evolução.

Com isso, a faca sempre foi e sempre será um utensílio de sobrevivência seja onde for! Hoje estamos em tempos onde a faca passa a ser mais que um utensílio doméstico ou de trabalho, aprendemos a admirá-la como objeto de arte também. E no nosso dia-a-dia fazemos uso da faca em vários momentos, desde nosso café da manhã até nosso jantar; no campo acaba sendo ainda mais utilizada: não há trabalhar do campo que não exija um utensílio de fio/corte em sua cintura, seus equipamentos de trabalho, pois, a ele recorremos para abrir uma picada, nos proteger de um ataque de animais, livrar um animal de emboscada de predador, até mesmo de um arame ou armadilha de caça, enfim, muitos propósitos a serem enfrentados.

A RC Facas Iniciou da curiosidade e adoração a peças de antiguidade por seu fundador Ricardo Freitas em meados de 2010. Acompanhando leilões e arrematando peças antigas de nossa história. Somos de Porto legre (RS), integrantes da primeira Associação de Cutelaria Artesanal registrada no Brasil a AGC. Unindo muito estudo, habilidades, perseverança, experiências temos a nossa disposição muitos aços a serem transformados em belas peças. Entrando assim na ceara da cutelaria artesanal.

Cutelaria artesanal

A definição empírica de cutelaria artesanal diz que se trata do ramo da cutelaria praticada principalmente com o esforço e a habilidade artística manual, sem grande auxílio de máquinas operantes senão no básico, sem a produção em larga escala, repetida ou de comando computadorizado.

E no caso da RC Facas, os produtos são elaborados por uma equipe de artesões e pessoal selecionado para produzir peças exclusivas (assim não há uma peça igual a outra), que além das facas podem ser bainhas, cuias para chimarrão personalizadas, guaiacas, cabos em diversos materiais (casco de cavalo, ossos de animais como gado, carneiros dentre outros) e molas de variados modelos, discos de arado, rolamentos veiculares.

Em 13 de maio de 2021 foi assinada a Lei 15.621 que torna a Cutelaria Artesanal como relevante à Cultura ao Rio Grande do Sul.


Quer implantar os sistema de agloflorestas na sua fazenda mas nao sabe por onde começar?
Nós te ajudamos com esse material exclusivo e gratuito!
Só clicar no botão "Baixar!"


 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar