O Brasil é um grande produtor de cana-de-açúcar. Na safra 2023/24, por exemplo, nossas usinas realizaram a moagem de 655 milhões de toneladas, segundo os últimos resultados cumulativos de produtividade informados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
No entanto, o setor sucroenergético nacional tem sido marcado por importantes desafios. Destacam-se, entre eles, as fases de maturação e de restrição hídrica, com a consequente queda de produtividade nas lavouras canavieiras do país.
No melhor gerenciamento destes desafios, a ciência e o avanço da tecnologia são grandes aliadas do produtor, oferecendo ótimas soluções para proteger o cultivo e minimizar perdas.
Desafios relacionados à maturação e os efeitos da restrição hídrica sobre esse processo
Diante da importância da cultura, a tecnologia está cada vez mais presente durante o cultivo da cana-de-açúcar. Porém, há ainda alguns pontos que precisam ser melhor estudados, com destaque para a etapa de maturação e os efeitos do clima sobre esse processo.
Os muitos estudos nessa linha indicam que variáveis meteorológicas (baixas temperaturas e déficit hídrico moderado) associados à deficiência de nitrogênio, são os mais efetivos agentes para a maturação, ou seja, para aumentar o teor de sacarose nos colmos.
Ao diminuírem as taxas de crescimento, menores são as quantidades de açúcares utilizados na formação de novos tecidos e maior será a quantidade de sacarose armazenada nos colmos.
Assim, durante a maturação, a percentagem de sacarose nos colmos aumenta gradualmente enquanto os ganhos em produtividade, expressos em toneladas de cana por hectare, gradualmente diminuem.
Para reduzir essa queda de produtividade, há algumas estratégias que podem ser colocadas em prática. O uso de fertilizantes foliares e maturadores que oferecem proteção à lavoura em períodos de restrição hídrica é o mais importante deles.
É com eficiência apoiada nas mais recentes tecnologias que o grupo Uby Agro, multinacional brasileira líder no segmento de nutrição vegetal, vai apresentar na Agrishow 2024 suas soluções que vão garantir maior produtividade da cultura da cana-de-açúcar.
Pioneira no estímulo à nutrição na fase de maturação e de restrição hídrica da cana-de-açúcar, com um manejo completo em produtos que garantem a produtividade da lavoura, a Ubyfol e a Vitales, empresas do grupo Uby Agro, trabalham no desenvolvimento de produtos especiais.
Tais produtos oferecem macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas.
Soluções que elevam a produtividade e a rentabilidade do setor sucroenergético
Com produtos que asseguram uma maior eficiência no cultivo da cana, um dos diferenciais do grupo Uby Agro para o segmento são as soluções voltadas para as fases de maturação e períodos de restrição hídrica, dando maior resistência à planta e aumentando o rendimento da produção.
Assim, durante a Agrishow 2024, a empresa apresentará duas soluções presentes em seu portfólio: ALmax e Verdatto.
Verdatto, fertilizante foliar inovador e exclusivo desenvolvido pela Ubyfol para a fase pré-seca, visa promover maior atividade fotossintética e enzimática na cana, tendo como principal objetivo proteger a plantação contra o período de restrição hídrica.
A solução entrega segurança e inovação aos produtores, com a planta adquirindo maior tolerância à seca, retornando seus processos com maior rapidez.
Com essa solução da Ubyfol, o canavial se torna mais resistente aos estresses abióticos, promovendo a preservação de TCH e ATR das plantas.
O ALmax, por sua vez, é um maturador usado na cana-de-açúcar. Traz em seu nome referência direta à altura, relacionando o produto a uma produção mais expressiva, e o sufixo que ressalta a expectativa do produtor de alcançar o máximo do potencial produtivo com o apoio da solução.
O uso deste maturador oferece praticidade ao produtor e faz com que o processo de maturação da cana seja bem-sucedido, contribuindo para o aumento do açúcar total recuperável (ATR) e, naturalmente, para maior produção de açúcar e etanol.
Com essas soluções, a visão da Ubyfol é levar sempre a seus clientes as melhores soluções para o desenvolvimento das culturas de cana-de-açúcar, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade de um dos segmentos mais expressivos do agronegócio brasileiro.
Saiba mais sobre o Grupo Uby Agro
Criado em 2021, o grupo Uby Agro é composto pela Ubyfol, empresa de nutrição vegetal presente há 35 anos no mercado. Ubycover, do segmento para recobrimento de adubos; Allas Soluções Logísticas, operadora logística que atua no segmento de armazenamento; Vitales, empresa de biológicos para agricultura e o Moon Hub, primeiro pólo nacional de inovação tripartite voltado para o agronegócio.
Desenvolvido com o objetivo de estruturar o crescimento de todas as empresas dentro do seu guarda-chuva, o grupo apresenta uma expectativa de faturamento de R$1 bilhão até 2025.
Além do segmento da cana-de-açúcar, a companhia também oferece um portfólio completo de nutrição foliar para multiculturas como cereais, café, algodão, HF e pastagem.
Portanto, se você é agricultor, representante de cooperativas, empresas de máquinas agrícolas, fabricantes de insumos agrícolas, entre outros, visite o estande do grupo Uby Agro na Agrishow e conheça todas as soluções da companhia.
Quer saber mais? Então aproveite para acessar os sites da Ubyfol e da Vitales, que fazem parte do grupo Uby Agro.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.