Em um mercado de negociação cada vez mais dinâmico, o Procurement se destaca como uma área estratégica crucial para o sucesso de empresas. Mais do que simplesmente comprar suprimentos, o processo de aquisição moderno envolve uma abordagem mais holística, que visa agregar valor à empresa, otimizar custos e mitigar riscos.
Com o passar dos anos e a evolução tecnológica, a compra de suprimentos foi sendo aprimorada. Assim, além de comprar, o responsável por essa etapa passou a ter uma função também estratégica.
Então, mais do que sourcing (aquisição), o departamento de compras passou a fazer o serviço de procurement, que tem origem no latim procurare e quer dizer governar.
Confira neste artigo os detalhes da gestão de procurement e entenda como o dinamismo pode ajudar a relação dentro do segmento B2B.
Procurement nas empresas: o que é?
Também designado como aquisição ou suprimentos, o termo Procurement vem sendo bastante citado nas relações entre empresas nas etapas de compra e venda de suprimentos.
Este termo refere-se ao processo de aquisição de bens, serviços ou recursos necessários para o funcionamento de uma empresa.
No atual contexto, sua definição vai além da simples compra, englobando inúmeras atividades, que tem o propósito de:
Obter o melhor valor: as estratégias de procurement ajudam a encontrar o equilíbrio entre preço, qualidade, prazo e outros fatores relevantes;
Gerenciar a cadeia de suprimentos: o procurement visa garantir o fluxo eficiente de bens e serviços, desde o fornecedor até o cliente final;
Mitigação de riscos: ajuda a identificar e minimizar os riscos da Supply Chain (cadeia de suprimentos);
Contribuir para a sustentabilidade: oferece soluções para alcançar práticas ambientalmente e socialmente responsáveis.
Para qualquer empresa, como as ligadas ao agronegócio, a área de Procurement é responsável por:
- Gerenciar fornecedores;
- Negociar contratos;
- Avaliar e selecionar fornecedores;
- Garantir que as compras atendam às exigências de qualidade, prazos e orçamento estabelecidos.
Por que aprimorar a gestão do Procurement na sua empresa?
Dentro das empresas que fornecem produtos e equipamentos para o agronegócio, o departamento de compra de suprimentos cumpre uma função estratégica de grande relevância.
Sua atuação garante a eficiência operacional e o desempenho financeiro da empresa, assegurando o fluxo contínuo de recursos essenciais para a operação.
Dessa maneira, ao investir em um Procurement mais dinâmico, as empresas alcançam melhores resultados, reduzem custos e aumentam sua competitividade no mercado.
O dinamismo no uso deste recurso proporciona mais segurança às empresas no momento de realizar as compras de suprimentos. Consequentemente há a possibilidade de criar um planejamento confiável e que ajuda a evitar prejuízos ao negócio, além de atrasos na produção ou entrega de mercadorias, aprimorando a logística.
Diante desse desafio, é fundamental adotar condutas estratégicas nos procedimentos de aquisição, garantindo maior clareza, objetividade e tomadas de decisão muito mais assertivas.
Para isso, ter uma empresa parceira que saiba aplicar um procurement totalmente dinâmico é essencial para gerar novas oportunidades tanto para clientes quanto para fornecedores.
E é esse o serviço oferecido pela Sismos Gestão Comercial, que novamente participará da Agrishow para mostrar ao segmento agro que é possível adicionar valor ao processo de decisão de suas empresas, construindo e estreitando relações de negócios B2B.
Entendendo as “dores” dos clientes e oferecendo soluções mais eficientes
Ao participar da Agrishow 2024, a Sismos Gestão Comercial vem se especializando em entender as “dores” dos clientes junto às suas áreas de engenharia, desenvolvimento e compras.
A partir desse tipo de análise a Sismos ajuda a identificar alternativas, avaliar, desenvolver e apresentar as oportunidades e soluções através das empresas fornecedoras do seu portfólio, vislumbrando o fechamento de negócios mais consistentes entre as empresas.
Com capacitação técnica para atender todos os segmentos, sem limites geográficos, a Sismos é especialista em formar relações B2B, com integridade, honestidade, confiança, capacidade de aceitar e resolver desafios, co-prosperidade e qualidade acima de quantidade.
Ao participar da feira, a Sismos tem como propósito levar as boas práticas e suas experiências de outros mercados para o Agro, aumentando o dinamismo da gestão de Procurement.
Visite o estande da Sismos na Agrishow para conversar com seus especialistas e conhecer as diferenças entre a Gestão Comercial apoiada no uso do Procurement Dinâmico e a usual Representação Comercial.
Saiba mais sobre a Sismos Gestão Comercial
Especialista em soluções B2B, a Sismos viabiliza a construção de novos negócios para seus clientes e fornecedores, atendendo as necessidades e critérios estabelecidos entre as partes.
Para isso, a empresa apresenta alternativas tecnológicas, agregando agilidade e versatilidade nas atividades de Procurement.
Cada vez mais reconhecida, a empresa preza por sua excelência na relação e mediações inovadoras, entre clientes e fornecedores, nos mercados em que atua, inclusive o agronegócio.
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