O Prêmio Machine Of The Year Brasil, que reconhece e celebra a excelência e a inovação na indústria de tecnologia de máquinas agrícolas, tem o prazer de anunciar os vencedores de sua edição de 2024/25.
A premiação destaca os avanços e as contribuições para o campo da tecnologia, destacando as montadoras e os projetos de engenharia e mecanização que estão impulsionando o mercado de máquinas agrícolas e a qualidade de produção no campo.
Após uma rigorosa avaliação por um painel de especialistas renomados, os vencedores do Prêmio Machine Of The Year Brasil 2024/25 são:
Máquina para colheita
CASE IH – Colhedora de Grãos Axial Flow 5160
Máquina para pulverização
NEW HOLLAND – Pulverizador Guardian SP310F
Máquina para plantio
STARA – Estrela
Equipamento para preparo do solo
PICCIN – Advanced Auto
Máquina para distribuição de corretivos e fertilizantes
HORSCH – Evo CS
Máquina para manejo de cultura e restos culturais
GANA – Discover X9
Sobre o prêmio:
O Prêmio Machine of the Year Brasil® não apenas celebra a excelência em engenharia e desenvolvimento de máquinas e sistemas, mas também destaca a expertise e o discernimento dos acadêmicos que participam do processo de avaliação. Ao avaliar os produtos, os professores doutores aplicam rigorosos critérios técnicos e científicos, levando em consideração não apenas a funcionalidade e desempenho, mas também questões éticas, sustentabilidade e potencial para transformar indústrias e sociedades. Além disso, o trabalho dos avaliadores oferece uma oportunidade valiosa para conectar o mundo acadêmico com a indústria e o mercado. Suas análises e recomendações ajudam a orientar o desenvolvimento futuro de tecnologias e a promover a inovação.
Diversas marcas de máquinas agrícolas comercializadas no Brasil foram indicadas ao prêmio, submetendo-se à avaliação rigorosa de professores doutores, provenientes de conceituadas universidades públicas do país.
A comissão avaliadora técnica é composta pelos ilustres professores doutores: Leonardo Monteiro, da Universidade Federal do Ceará – Coordenador Técnico; Diego Augusto Fiorese, da Universidade Federal do Mato Grosso; Tiago Francetto, da Universidade Federal de Santa Maria; Rouverson Pereira da Silva, da UNESP de Jaboticabal; e Viviane Castro, da Universidade Federal do Ceará. Eles desempenham um papel fundamental na garantia da integridade e qualidade das inovações tecnológicas que são consideradas para o prêmio. Sua vasta experiência e conhecimento especializado fornecem uma base sólida para avaliar a eficácia, a originalidade e o impacto das máquinas concorrentes, exercendo um papel essencial na promoção da excelência e na inspiração de futuras gerações de engenheiros, cientistas e inovadores.
As máquinas participantes serão avaliadas através de reuniões online com os fabricantes, garantindo uma análise abrangente. O público votante teve a oportunidade de conhecer mais sobre as marcas indicadas por meio das redes sociais do prêmio.
As categorias de produtos indicadas foram as seguintes: Máquinas para colheita, Máquinas para pulverização, Máquinas para plantio, Equipamentos para preparo do solo, Máquinas para distribuição de corretivos e fertilizantes e Máquinas para manejo de cultura e restos culturais. Os produtos vencedores em cada categoria são aqueles mais bem avaliados pelo júri técnico. Adicionalmente, foi conferido um prêmio à marca mais votada pelos agricultores, através dos sites www.machineoftheyear.net ou www.maquinadoano.net.
A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no dia 30 de abril de 2024, durante a Agrishow no estande da patrocinadora Trelleborg tires, # E8b
O Machine of the Year® é um prêmio que há 11 anos acontece em paralelo com o Trator do Ano Brasil®. É organizado e oferecido para os produtos comercializados no mercado brasileiro.
Patrocínio:
A Trelleborg tires é uma marca líder global que fornece soluções avançadas para profissionais da agricultura, movimentação de materiais e construção. A Trelleborg antecipa as necessidades dos clientes com uma ampla gama de pneus de alto desempenho e jogos completos de rodas para veículos fora de estrada, melhorando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade ambiental.
Apoiadores: Agrishow, UFMT, UNESP, UFC, UFSM. Com apoio de mídia das revistas e plataformas digitais Agrotécnica e Agriworld