Dados sobre a produção precisa de soja e milho em municípios ou mesmo talhões na tela do seu smartphone, tablet ou computador é a proposta de uma plataforma de monitoramento que facilita a análise comparativa de várias safras. “O DataSafra detalha a evolução do plantio ao utilizar imagens de satélites e aplicar conceitos de Big Data e inteligência artificial, permitindo a tomada de decisão estratégica para fabricantes e distribuidores de insumos agrícolas, concessionárias de máquinas e implementos agrícolas, além de bancos e tradings”, explica Izabel Cecarelli, presidente da Geoambiente.

As informações chegam a cada dez dias após análises de diversas fotografias de satélites. Para o produtor brasileiro é possível saber como está a produção de seus vizinhos, como está o avanço da colheita, assim é possível para ele organize a contratação de transporte e armazenamento, além de suporte técnica para seus tratores e implementos, janelas de plantios mês a mês e histórico de ciclo de sementes em cada região.

Atualmente, a região mapeada é a do estado do Mato Grosso e a produção é a soja e milho, porém há planos de que outras culturas e estados comecem a ser analisados em breve.