Há algumas variações que precisam ser ponderadas na compra ou aluguel de drones. Alexandre Lopes, Diretor Executivo da Drone Visual ressalta que uma série de quesitos devem ser analisados para a tomada de decisão.
“Para compra do equipamento é necessário considerar os resultados desejados a serem obtidos no campo, definir a área de abrangência e escolher um equipamento adequado as suas necessidades”, explica.
Além disso, a escolha do equipamento, câmeras, sensores embarcados, bem como hardware e software devem ser analisados na hora da compra.
Já para a contratação de serviço é importante escolher por terceirar uma ou todas as etapas do processo.
Lopes explica que existem empresas que fazem todas as etapas do processo, porém ele ressalta que o produtor pode optar pela compra do equipamento e ele mesmo realiza a captura das imagens e terceirizar somente o processamento das imagens colhidas pelo drone.
Fabricio Hertz segue o mesmo pensamento. Ele diz que alguns pontos principais devem ser levados em consideração para optar na compra ou aluguel do drone. São eles:
- Objetivo do uso do drone;
- Finalidade e resultados;
- Conhecimento técnico;
- Periodicidade de voos;
- Retorno;
- Custo/benefício;
- Investimento a longo prazo
Por fim, independente da compra ou aluguel de drones, Alexandre Lopes explica que é fundamental escolher uma empresa séria e com bom reconhecimento no mercado.
Além disso, ele explica que a empresa deve conhecer todas as etapas do processo e fornecer o suporte necessário ao produtor, tanto na compra dos drones quanto na escolha pela terceirização do serviço.