Não são poucas as dificuldades com as quais o produtor rural precisa lidar no dia a dia de suas atividades. Diante das atuais incertezas trazidas pela instabilidade no mercado global, a busca por soluções práticas e economicamente acessíveis tem se tornado uma estratégia fundamental para garantir a produtividade e rentabilidade no campo.
Guilherme de Moraes Terra Favieri é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP e CEO da Acqualimp. Em entrevista para o canal de conteúdo da Agrishow, apresenta soluções versáteis e de baixo custo em armazenamento e saneamento voltadas para a produção rural. O executivo destaca, ainda, a evolução da cultura de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, mencionando as principais demandas do mercado e da sociedade em relação a práticas empresariais de responsabilidade socioambiental. “A inovação em processos, equipamentos e o ganhos de eficiência produtiva são fundamentais para a sustentabilidade do agronegócio”, avalia Favieri.
Confira, a seguir, a entrevista na íntegra:
1. Quais são as soluções oferecidas pela Acqualimp para o agronegócio?
Temos 3 principais linhas que atendem ao agronegócio.
Nossa tradicional linha de abastecimento que conta com tanques e caixas d’água de 310 a 16000 Litros e filtros de alta vazão.
A linha de armazenamento de produtos fluidos, alimentos e substâncias químicas, na qual contamos com tanques e silos de volumes que variam de 750 a 16000 litros;
E por fim, a linha de saneamento que oferece fossa séptica e filtro anaeróbio, além dos tão procurados biodigestores que são uma evolução da fossa, por dispensarem o uso de caminhão limpa fossa e por possibilitarem o uso do lodo gerado como adubo para determinadas culturas.
2. Sabemos que o produtor rural precisa lidar com problemas recorrentes que interferem em sua produção, como custos com geração de energia, desperdício de insumos, crises externas e internas que impactam no abastecimento, entre outras dificuldades. Quais desses problemas podem ser minimizados com esses produtos? De que maneira essas soluções facilitam a vida do produtor rural?
Nossa linha de abastecimento permite que o produtor tenha o volume de água necessário para suas operações, principalmente em períodos de estiagem. Atrelado a elas, nossos filtros de alta vazão melhoram muito a qualidade da água quando necessário.
Já na linha de armazenamento de produtos, nossos silos e tanques multiuso de polietileno permitem a substituição de tanques de inox, por exemplo. Assim, oferecemos um produto mais barato e com baixa manutenção, sem deixar de atender as necessidades dos clientes. Esses produtos são utilizados em indústrias, fazendas, biofábricas e atendem mais de 60 produtos, como armazenamento de rações, laticínios, óleos, polpas de frutas, vinhos, álcool etc.
Em termos de desperdício de insumos, o biodigestor pode ser considerado um aliado do produtor, pois protege o solo e o lençol freático da propriedade, traz economias ao dispensar custos com limpa fossa e ainda possibilita o reuso do lodo como fertilizante.
3. De que maneira a empresa adequa seus produtos a formas mais sustentáveis de uso do plástico?
Trabalhamos com matéria prima de alta qualidade, o que nos possibilita o oferecimento de garantias maiores do que a concorrência na maior parte dos nossos produtos, fazendo com que o plástico tenha seu ciclo de vida mais prolongado. Além disso, reprocessamos tanques sem utilidade prática e os reutilizamos em nosso processo produtivo. Por fim, temos uma meta de neutralização de todo carbono emitido em nosso processo produtivo nos próximos 5 anos. Atualmente já estamos compensando 55% de toda nossa emissão por meio de recuperação de áreas degradadas que protegem os corpos d’água da região onde estamos. As árvores plantadas sequestram e fixam em sua biomassa todo carbono equivalente produzido por nossa operação. Nossa linha +green celebra este projeto e traz tanques de abastecimento na cor verde que diminuem a poluição visual e se camuflam no ambiente rural.
4. Como pequenos e médios produtores podem adotar soluções mais sustentáveis em suas propriedades sem comprometer seu orçamento?
Há métodos sustentáveis para o produtor rural adotar e diminuir seus custos. Em se tratando de fertilização, por exemplo, temos visto o uso de nossos tanques para a preparação de biofertilizantes para fertirrigação que são formulados com materiais orgânicos já existentes na propriedade rural. Outra solução muito interessante que já observamos e que tem usado nossos silos são as biofábricas que auxiliam na dissolução e disponibilização de nutrientes contidos no pó de rocha. O produtor utiliza o pó de rocha como fertilizante e faz a irrigação com microorganismos produzidos em nossos silos, fortalecendo a biologia do solo. Tais microorganismos auxiliam na degradação deste material e disponibilização gradual dos nutrientes para as plantas, possibilitando o acesso a um fertilizante de qualidade, mais barato e sustentável. Em tempos de guerra e de tantas incertezas no mercado, principalmente o de fertilizantes, estas soluções me parecem caminhos bastante interessantes de serem explorados.
5. Quais questões você enxerga como atuais obstáculos, no agronegócio brasileiro, para o avanço de uma cultura de sustentabilidade? E que acertos e oportunidades você vê na produção agropecuária nacional?
Acredito que o principal obstáculo é encontrar um equilíbrio entre uma demanda de produtos agrícolas crescente e uma disponibilidade de recursos naturais limitada. Por isto a inovação em processos, equipamentos e o ganho de eficiência produtiva são fundamentais para a sustentabilidade do agronegócio. Ainda há resistência de algumas pessoas, mas a maioria das empresas e produtores já perceberam que a cultura de sustentabilidade é um caminho sem volta e que vem se viabilizando cada vez mais. Perderemos acesso a mercados se não estivermos bem adequados ambiental e socialmente. Veja como exemplo a questão dos possíveis embargos à nossa carne por conta de desmatamento… Os mercados estão ficando inacessíveis para produtos produzidos de forma irresponsável. E isso não é exclusividade do agronegócio. Empresas que não ouvirem seus stakeholders e que não se adequarem para a nova sociedade ficarão para trás. Acreditamos que não só perderão mercado, como admiradores da marca e o principal que forma toda e qualquer empresa: Pessoas! Cada vez mais os melhores profissionais, principalmente das novas gerações, dão valor e priorizam trabalhar em empresas comprometidas com as pautas de sustentabilidade. Por isso, temos este compromisso no cerne de nossa estratégia e buscamos incansavelmente cumprir com nossas metas ambientais e com nossos compromissos assumidos como signatários do Pacto Global.
6. O que seria o Pacto Global?
Trata-se da maior iniciativa corporativa do mundo em busca da sustentabilidade. Uma articulação da ONU que traz um conjunto de esforços de países, empresas, instituições e sociedade civil em busca de garantir os objetivos de desenvolvimento sustentável que visam uma sociedade mais justa, igualitária, intolerante à corrupção e que, consciente das externalidades negativas geradas por empresas, governo e outras instituições, busca formas de mitigá-las.
Como grande detentor do poder econômico, o setor privado tem um papel essencial neste processo, promovendo inovações, tecnologias e engajando os mais diversos públicos em prol da sustentabilidade.
Sobre a Acqualimp
Com 21 anos de existência, a Acqualimp é referência em qualidade e tradicionalmente conhecida como desenvolvedora de soluções para abastecimento e saneamento de água. Agora, colocamos nossa expertise em rotomoldagem de tanques de polietileno de alta densidade a favor do setor agropecuário com o lançamento da nossa linha Agro de Tanques e Silos multiuso que além de admitirem rações, produtos alimentícios e até produtos químicos sem alterar as características originais do produto, entrega soluções de armazenamento com menor custo e menor necessidade de manutenção. Conheça nossa Linha Agro!