Faz tempo que drones deixaram de ser “brinquedos” para adultos e se tornaram importantes ferramentas de trabalho. No agronegócio eles e os VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) têm sido utilizados para análise da produção, identificação de falhas no plantio, acompanhamento de cultivo e diversas outras atividades. E as inovações seguem ganhando novos ares.

Durante a Agrishow que acontece em Ribeirão Preto (SP) até dia 5 de maio, foi apresentado pela FT Sistemas, um VANT com formato semelhante ao de um helicóptero em miniatura. Dentre as funcionalidades estão a avaliação, monitoramento e dispersão de agentes biológicos para controle de doenças e pragas de lavouras de milho, soja e cana-de-açúcar, por exemplo. Além de integrar informações para facilitar as decisões do produtor rural.

Ainda durante a Agrishow, é possível conhecer aeronaves programadas via GPS, construídas em fibra de carbono – sendo mais leves (1.300 gramas), resistentes e com mais autonomia de voo – que dispensam operador, equipadas com câmera de alta resolução e sensor multiespectral.