O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no mês de junho. Essa simbólica data precisa ser sempre lembrada para garantir a proteção e preservação do meio ambiente diante dos problemas atualmente enfrentados.
E, no mês em que se comemora a relevância dos cuidados com o meio ambiente, os incentivos e certificações sustentáveis adquirem significativa importância, essencialmente para os agentes do agronegócio.
Eles são uma forma de unir o agronegócio com a sustentabilidade, demonstrando que as organizações estão atendendo à legislação e comprovando a adoção das melhores práticas ambientais durante suas atividades.
Dia mundial do meio ambiente: iniciativas sustentáveis no agronegócio
O agronegócio é um setor totalmente atrelado às questões ambientais. Para manter a sintonia é essencial que o segmento se dedique na criação de processos mais sustentáveis e que priorizem os cuidados ambientais.
Exatamente por isso, lembrar do dia mundial do meio ambiente é imprescindível. É preciso lembrar que os recursos naturais devem ser sempre preservados e as atividades humanas devem minimamente impactar o meio ambiente.
Assim, para Luiz Iaquinta, Gerente de certificação socioambiental do Imaflora, comemorar o dia mundial do meio ambiente é uma forma de poder destacar a importância das questões ambientais para a sociedade.
“Quando o ambiente não está bem, a produção agrícola também não vai bem. Podemos ver isso através das mudanças climáticas em diversas regiões causando o aumento ou falta de chuva, períodos de seca mais longos, entre várias outras problemáticas que precisam ser tratadas por todos com urgência”.
Por consequência, empresas do agro estão cada dia mais preocupadas em alcançar um desempenho ambiental mais correto. Para isso, a adequação aos incentivos e certificados ambientais merece total atenção.
Incentivos e certificações sustentáveis: a melhor forma de comprovar ações
As atividades produtivas realizadas pelo agronegócio podem impactar diretamente a comunidade que vive no entorno e o meio ambiente. Para minimizar esses efeitos, muitas organizações procuram melhorar a qualidade dos seus processos.
Quando aplicadas, Luiz Iaquinta indica que as certificações ambientais são uma forma de demonstrar credibilidade e validar a adoção de estratégias sustentáveis por parte da empresa.
“As certificações comprovam para todos os stakeholders a regularidade socioambiental da propriedade, tornando notórias a regularização, as ações e a vontade das empresas em prol do cuidado com o meio ambiente, aplicando boas práticas à sua produção e trabalho”, indica.
Ou seja, as empresas devidamente certificadas comprovam que estão tomando todas as medidas necessárias para preservar o meio ambiente, desde a compra da matéria-prima até o descarte dos seus resíduos.
Assim, essa documentação é obtida por empresas que:
- Querem comprovar a prática de políticas ambientais;
- Têm comprometimento com as práticas sustentáveis;
- Estabelecem um sistema eficiente de gestão ambiental.
“Essas comprovações são reconhecidas também fora do Brasil, e tornam as empresas que aderem mais produtivas e com menos riscos socioambientais, abrindo mais formas de acesso ao mercado de maneira responsável”, complementa Iaquinta.
Principais certificações ambientais
De uma forma geral, todas as certificações ambientais possuem um reconhecimento internacional e servem como garantia de uma produção sustentável e socioambientalmente correta.
Neste contexto, Iaquinta salienta que cada certificado possui seu mercado específico. “Termos a certificação de produtos orgânicos com a certificação orgânica. Temos também a Fairtrade com a castanha, etc. Além disso, os custos da certificação são pequenos perante os benefícios que os produtores podem alcançar”.
Entre as principais certificações ambientais, merecem destaque:
Rótulo Ecológico da ABNT
Essa é uma certificação voluntária que atesta o desempenho ambiental de serviços ou produtos, visando à excelência ambiental nos processos produtivos da empresa.
Quando obtida, essa certificação assegura que o produto ou serviço tem pouco impacto ambiental, e que a organização se preocupa com a conservação do meio ambiente.
Selo FSC
Este é um selo verde mundial e está presente em mais de 75 países. Ele foi desenvolvido para conservar o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro.
Este certificado atesta que materiais oriundos de florestas (madeira bruta, lenha, móveis e papel) foram produzidos de maneira sustentável desde sua extração até sua venda.
O Selo atende a um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, que combina proteção ecológica com benefícios sociais e viabilidade econômica.
Selo Imaflora
Este é um selo encontrado em produtos agropecuários (laranja, café etc.) e garante que o produtor respeita o meio ambiente e as condições de salubridade de seus trabalhadores.
Selo IBD
O Selo IBD é um certificado que assegura que aquele produto foi cultivado sem o uso de substâncias químicas ou transgênicas. Atesta também que a mercadoria está em conformidade com a legislação sanitária, trabalhista e ambiental.
ISO 14001
Essa é uma norma da ABNT que determina as exigências para as empresas na implementação de um sistema de gestão ambiental adequado, possibilitando que elas possam desenvolver práticas sustentáveis em seus processos produtivos.
Produto Orgânico Brasil
A certificação orgânica assegura que o produto, processo ou serviço não passou por nenhuma intervenção química, como aplicação de agrotóxicos, fertilizantes artificiais ou modificações genéticas.
A obtenção das certificações garante uma série de benefícios
Como você viu, lembrar com carinho o dia mundial do meio ambiente é essencial para que produtores e empresas do agronegócio entendam a importância da sintonia entre o agronegócio e o meio ambiente.
Neste cenário, Iaquinta salienta que o Brasil evolui constantemente, essencialmente na área de certificações. “Nosso país possui grandes áreas agrícolas certificadas, o que nos torna uma referência mundial quando falamos de produtos de alta qualidade”.
O Gerente de certificação socioambiental do Imaflora explica ainda que na Europa isso vai se tornar obrigatório.
“Isso dá ainda mais importância para as certificações como diferencial e porta de entrada para a comercialização com mercados externos”, complementa.
Dessa forma, para Iaquinta, muitos são os benefícios de toda empresa que se organiza para obter as certificações ambientais, tais como:
- Acesso aos mercados mais exigentes;
- Valorização de produtos;
- Possibilidade de créditos e incentivos;
- Reconhecimento nacional e internacional, que garante uma valorização também na precificação;
- Menores riscos ligados a fatores socioambientais;
- Melhora na gestão da propriedade;
- Redução de custos; e
- Maior produtividade devido à aderência das boas práticas agrícolas.
Como você percebeu, temos muitas razões para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. É claro que os desafios globais são muitos, especialmente na área ambiental, mas a busca pelas certificações indica que estamos no caminho certo.
Quer saber mais? Então confira este artigo da Agrishow Digital e entenda o que é e como produzir alimentos orgânicos.