A produção e a exportação de produtos agrícolas são atividades econômicas de grande relevância para a economia brasileira. Dados da SCRI/Mapa destacam que o Brasil em 2023, exportou  193,02 milhões de toneladas de grãos. Exportamos também carnes, açúcar, sucos, frutas e couros em grande volume.

Mas, para alcançar esse título, nossa logística foi atingindo proporções e desafios gigantes para ter a capacidade de exportar todos os nossos produtos. 

Felizmente, o Brasil conta com portos especializados na exportação da sua produção agrícola, com destaque para o Porto de Santos – gerido pela Autoridade Portuária de Santos (APS) – que possui toda a infraestrutura para a realização de todas as operações portuárias.

Conheça a importância do Porto de Santos para nosso país e veja por que ele é essencial para que a produção agrícola brasileira tenha portas abertas para todo o mundo.

Porto.jpg

 

A importância dos portos para a economia brasileira

Os portos são fundamentais para a economia brasileira, principalmente por permitir a movimentação de uma série de produtos que entram e saem do país. 

Além de gerar empregos diretos e indiretos, eles são a porta novos horizontes, funcionando como elemento estratégico para a segurança nacional, para as relações exteriores e para as políticas de desenvolvimento. 

E os números comprovam isso. Em 2023, o setor portuário movimentou 1,303 bilhão de toneladas de cargas. O montante representa um crescimento de 6,9% no comparativo com o mesmo período de 2022. Os dados são da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Suas vantagens se baseiam no menor custo e capacidade de alcançar longas distâncias desde que sejam banhadas por mar e rios. Há ainda a capacidade de movimentação de grandes quantidades de cargas.

Entre os portos organizados brasileiros, o Porto de Santos é líder isolado, movimentando em 2023 mais de 173,3 milhões de toneladas, e 2,8 milhões de unidades de contêineres. Nesse ano, passaram por lá 58,72 bilhões de dólares americanos (FOB) em mercadorias, o equivalente a 28,5% da corrente comercial brasileira. 

santos.jpg

O maior complexo portuário do hemisfério sul  é multipropósito, ou seja, ele tem a capacidade de operar uma ampla variedade de cargas (granéis sólidos, líquidos, carga geral solta, conteinerizada e cargas de projeto), e desta-se, ano após ano, nas análises de movimentação nacionais e internacionais.

 

Saiba mais sobre o complexo portuário de Santos

Gerenciado pela Autoridade Portuária de Santos, o Complexo Portuário de Santos tem uma infraestrutura completa para várias operações portuárias, como dragagem e acessos rodoviários, ferroviários, dutoviários e aquaviários aos terminais privados que atuam no Porto de Santos.

Com uma infraestrutura modernizada, o Porto de Santos é fundamental para o escoamento dos bens e mercadorias produzidos na sua área de influência, que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. 

Nesta região, o Porto de Santos representa a melhor opção logística e econômica para a exportação e também para a importação, uma vez que tal área concentra uma grande parte do mercado consumidor brasileiro.

Pela sua relevância na balança comercial do país, e por ser um porto concentrador de cargas de longo curso e cabotagem, o Porto de Santos também atende a demanda de comércio exterior de outros estados importantes, tais como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rondônia, Tocantins, Sergipe e Paraíba.

A Autoridade Portuária de Santos fornece também uma série de outros serviços para as operações portuárias, como zeladoria, guarda patrimonial, planejamento estratégico, expansão portuária, arrendamentos, concessões etc.

 

Soluções conjuntas para o escoamento do agro brasileiro

Diante do aumento da malha ferroviária e rodoviária (que vive a expectativa de investimentos na ordem de R$ 70 e R$ 80 bilhões até 2026) e dos recordes de exportação batidos ano a ano, o desafio da Autoridade Portuária de Santos é ampliar, de forma proporcional, toda a infraestrutura à disposição do setor agropecuário nacional.

Assim, estão sendo realizados muitos investimentos no Porto e no seu entorno, com destaque para o investimento de R$6 bilhões no túnel Santos-Guarujá, além de acessos perimetrais, aprofundamento do canal de navegação etc.

Assista o vídeo abaixo e confira as principais transformações que o Porto de Santos vem passando para trazer mais competitividade, desenvolvimento e oportunidades.
 

E, nada melhor do que marcar presença na Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e da América Latina, para mostrar a relevância do Porto de Santos para as exportações da produção agrícola brasileira.

Na feira, o grande objetivo da Autoridade Portuária de Santos é divulgar a sua atuação para, junto aos exportadores rurais e o corpo técnico envolvido com a exportação de produtos agropecuários, buscar soluções conjuntas para melhorar o escoamento do agro brasileiro.

Portanto, durante a Agrishow 2024, programe uma visita ao estande da Autoridade Portuária de Santos e conheça todas suas ações e infraestrutura que abrem as portas do mundo para o agronegócio brasileiro.

 

Saiba mais sobre a Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (APS) é uma empresa pública, de capital fechado, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), responsável por exercer as funções de autoridade portuária no âmbito do Porto Organizado de Santos.

No exercício dessa função, a APS é responsável pela gestão e fiscalização das instalações portuárias e das infraestruturas públicas localizadas dentro do Porto Organizado. 

É também responsável pela gestão e fiscalização, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e com o Mpor, dos instrumentos celebrados para exploração das demais áreas que constituem o Porto Organizado, seja por meio de arrendamentos, servidões de passagens ou cessões de uso onerosas e não onerosas. 

A APS responde ainda pela pré-qualificação dos operadores portuários que atuam no complexo santista, pela arrecadação dos valores a título de tarifa portuária, pela fiscalização das operações portuárias e por atracação, desatracação, fundeio e tráfego de embarcações na área do Porto. 

Cabe a ela, ainda, manter o balizamento do canal de acesso e suas bacias de evolução, estabelecer o calado máximo operacional, o porte bruto e as dimensões máximas dos navios que navegam no Porto.

Acesse o site do Porto de Santos e confira todas as novidades e ações do maior porto do Brasil.

Design sem nome (39).png