Tornar a propriedade referência em alta produtividade tem sido um grande desafio para muitos produtores rurais. Dentro deste contexto, tenho ouvido algumas perguntas com frequência: Qual a importância das metas de produção? Quais recursos tecnológicos devem ser priorizados?
Confira a seguir cinco dicas importantes que poderão ajudá-lo neste processo:
1. Planejamento Dinâmico
Planeje muito bem a sua safra, escolhendo o melhor cultivo, sementes mais apropriadas, soluções eficientes para controle de pragas. O planejamento precisa ser dinâmico, já que sofrerá constantes atualizações, com base nas variáveis do agronegócio.
2. Acompanhamento Real
Acompanhe, diariamente, sua produção. Estipule metas e, principalmente, prazos flexíveis e tangíveis para alcançar. Sem metas e prazos, você não terá uma base estruturada para guiá-lo e para estimular os avanços necessários de colheita. Faça gráficos de acompanhamento e evolução do seu plantio. Verifique dia a dia as mudanças na sua plantação e revise as metas.
3. Rotas e Mais Rotas
Corrija as rotas necessárias. Se não atingiu as metas, questione-se e entenda o que ocorreu. Mude algum procedimento necessário. Se continuar fazendo igual, terá sempre o mesmo resultado. Inove sempre que possível.
4. Necessidades da propriedade
Não seja avesso à tecnologia. Informe-se! Entenda qual melhor tecnologia para atender as reais e mais importantes necessidades da sua propriedade. Converse com produtores de vários Estados brasileiros e também do exterior. Aproveite toda a potencialidade dos recursos digitais.
5. Acelere a sucessão familiar
Invista na capacitação de seus filhos e netos. Traga eles para dentro da propriedade, para, de alguma forma, fazerem parte da sua rotina. Tomar gosto pelo agronegócio é fundamental para trabalhar no campo. Aceite ideias novas e colha novos frutos.