Você está pensando em adotar tecnologias de Big Data no seu negócio pecuário? Então fica um alerta: o Big Data sozinho não resolverá seus problemas, sendo necessárias ações prévias quanto ao sistema de produção.

O pesquisador da Embrapa Sudeste (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Alberto Bernardi, destaca que existe o momento certo para o produtor a adotar estas tecnologias. “Se o produtor não faz o básico, se ele não executa as boas práticas de manejo, como alimentação, sanidade e manejo adequado, não adianta achar que o uso de tecnologias vai resolver os problemas”.

Segundo Bernardi, o produtor precisa conhecer e dominar bem o sistema de produção. Isso porque a tomada de dados não será feita em todo sistema, e também não serão coletados todos dados possíveis.

Mas quais dados medir e armazenar?

Bernardi indica que depende do sistema e do que se quer medir. Ele dá exemplos:

Medidas de ganho de peso são dados simples, mas de grande valor em sistema de confinamento que analisados juntamente com dados de consumo, será possível tirar informações sobre eficiência dos animais. Já em um sistema de leite, os dados de produção individual são os essenciais”.

Por isso, é muito importante também o auxílio técnico, para auxiliar na interpretação dos dados. “Com a automatização dos sistemas é possível de tornar estas interpretações parte do sistema, possibilitando que sejam criados alertas para os produtores e técnicos”, sugere Bernardi.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Guilherme Cunha Malafaia, também é fundamental ao produtor buscar o apoio de instituições e empresas que facilitam a utilização de ferramentas inovadoras. “Embora não pareça, as tecnologias baseadas em dados estão presentes em cada etapa no processo produtivo da cadeia produtiva da pecuária, e estar a par delas é imprescindível”, finaliza.

A tendência é que o uso do Big Data cresça rapidamente na pecuária, aumentando a capacidade da gestão da atividade. Assim, pecuaristas e empresas do setor pecuário precisam se preparar para adotar essas tecnologias.