O algodoeiro é uma cultura mundialmente importante e aproveitamos muito do seu potencial produtivo, como suas folhas, sementes, caroços e claro a reconhecida fibra.
Benefícios
Ajuda a aliviar dores
Favorece a cicatrização de feridas
Regula os níveis de açúcar no sangue
Combate o reumatismo
Previne doenças cardíacas
Ajuda na depressão
Aumenta a produção de leite materno
Com safras uma vez ao ano, as plantas crescem, florescem e os capulhos são colhidos e direcionados para a etapa de beneficiamento e quando chegam à fiação, é quando a mágica acontece e são transformados em fios, tramas e finalmente em tecidos, que podem se transformar em milhares de possibilidades no nosso dia a dia!
As sementes do algodão são usadas para fazer óleo de cozinha, cosméticos e sabão. O caroço e outras partes do algodoeiro também servem para alimentar o gado.
Além de tanto nos dar, a sua lavoura ainda é um espetáculo a parte, como conta a produtora e impulsionadora do agro, a “Agroligada” Geni Schenkel da Fazenda Santa Rosa, em Campo Verde, no Mato Grosso.
“O algodão é uma das culturas mais lindas de se ver na lavoura, e que exige muito trabalho e dedicação para se produzir. A safra todo ano é um grande desafio e o produtor desde o plantio até o pós colheita reza todos os dias para que tudo saia como o programado milimetricamente. Produzir a Fibra Natural mais importante do mundo é inspirador demais, e a cada vez que chegamos ao topo da produção mundial com qualidade e sustentabilidade nos realizamos mais e mais.”
Abastecemos hoje 100% do mercado nacional e 20% da indústria têxtil mundial. Resultado da determinação de produtores como a Geni, com trabalho focado em: qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e promoção comercial que fazem o algodão brasileiro, o nosso orgulho!
Fontes: Abrapa, Sou de Algodão, Tua Saúde
Fotos: Geni Schenkel