Criada a partir do sonho de dois irmãos especialistas em carpintaria e ferraria, surge a Baldan, em 1928. Passando pela oficina serraria, a criação do primeiro arado de discos em 1945 até o desenvolvimento dos implementos mais modernos e tecnológicos do mercado, a Baldan consolidou-se como uma referência e está há 97 anos no mercado. Hoje, conta com um parque industrial com mais de 255 mil metros quadrados, 1400 funcionários e presença internacional, com exportação de equipamentos para 80 países.
Assim como a Feira Agrishow, a vontade de levar a tecnologia aos clientes e colaborar com o agronegócio brasileiro também faz parte da Baldan, por isso, a parceria existe desde a primeira edição do evento!
A Baldan está presente na Feira Agrishow desde 1994, apoiando sua criação e participando da evolução constante ao longo últimos 30 anos. No segundo artigo da nossa série de entrevistas com os parceiros que fazem parte da história da Agrishow, confira nosso bate-papo com Walter Baldan, presidente do Conselho da empresa.
O nascimento da Agrishow: a realização de um sonho
Como uma das marcas fundadoras da Feira Agrishow, a Baldan sente orgulho em ter participado desde o início. “Sentíamos que deveríamos trabalhar para construirmos algo nesse sentido, e assim fizemos”, comemora Walter Baldan.
Durante a conversa, o presidente do Conselho da Baldan nos levou por uma viagem no tempo, relembrando os bastidores da criação da Agrishow. Ele relembra que as empresas do agro participavam de diversos eventos, no entanto, não conseguiam demonstrar a capacidade máxima e os diferenciais tecnológicos de seus produtos.
“Nós tínhamos 365 feiras no Brasil durante um exercício de um ano. Todo dia tinha um evento em algum município, em algum lugar. Eventos que a gente acabava participando, por consequência, até do nosso canal de distribuição, mas não era um evento onde a gente poderia mostrar de fato a capacidade, competência e tecnologia dos nossos produtos”, comenta.
Com isso, os empresários agrícolas decidiram reunir-se e surgiu a ideia de criar um novo evento, que pudesse atender às necessidades que tinham para apresentar suas soluções e produtos.
Os fundamentos para a idealização do novo evento estavam na Farm Progress Show (realizada pela Informa Markets, a mesma organizadora da Feira Agrishow) e em outros eventos que destacavam o agro brasileiro.
Inspirados por esses modelos, imaginaram criar algo que pudesse atender às demandas para uma feira agrícola com um conceito dinâmico.
Em encontro à demanda das empresas agrícolas, a ABIMAQ iniciou discussões para a criação de um evento, o que acabou resultado na parceria entre ABIMAQ, ABAG, Sociedade Rural Brasileira e outras associações que, ao longo do tempo, juntaram-se nesta criação inédita.
Walter Baldan relembrou uma das primeiras reuniões que aconteceram no início dos anos 90. “Na sede da Carborundum, em Vinhedo, no interior de São Paulo, nos reunidos em 93. O Ivan Lauandos, então presidente da CSMIA, liderou a discussão. Tínhamos ali a Baldan, Jumil, Marchesan, Jacto e outras empresas”.
Dessas reuniões, da parceria com a ABIMAQ e das entidades que tinham interesse em impulsionar o mercado agrícola, nasceu a Feira Agrishow, 1994!
“A marca Agrishow foi sugerida pelo Celso Casale, ele é o pai da Agrishow, a gente sempre brinca! O Celso Casale foi quem sugeriu o nome Agrishow, dentre tantos outros que foram colocado em sorteio e votação”, relembra com saudosismo.
Walter comemora que, 30 anos após o evento, a Feira Agrishow continua fazendo parte de toda história da Baldan: “Assim que a Baldan construiu toda a sua história nesses 30 anos, é uma bela de uma história já construída nesse sentido. De lá para cá, nós começamos a ter essa oportunidade de compartilhar os nossos produtos, nossas tecnologias e tudo aquilo que é desenvolvido. Ela Foi um dínamo muito forte para a indústria de máquinas, gerando oportunidades”, finaliza.
Divisor de águas: a transformação na história da Baldan
Walter Baldan descreve a Agrishow como um grande divisor de águas na história da empresa.
“A gente pode dividir toda essa situação do agro em dois momentos. Quando a gente fala em empresa, fala em tecnologia e crescimento, e eu posso dizer para você antes da Agrishow e depois da Agrishow”, afirma.
O presidente do Conselho da Baldan explica que, apesar das feiras regionais que já existiam no mercado, os grandes eventos eram noturnos, por isso, não atendiam às expectativas da empresa e não cumpriam com o objetivo de chegar ao público correto.
Walter conta que a regra básica para atender ao que precisavam era um evento diurno e dinâmico, focado em máquinas e tecnologia, que pudesse permitir as empresas apresentarem a capacidade e competência de seus respectivos produtos.
Com a primeira edição da Agrishow, em 1994, as empresas tiveram a realização de um sonho: “Era tudo que a gente sonhava e nós não conseguíamos ter. A partir de 1994, nós conseguimos realizar uma feira com esse conceito. Então eu digo que, para Baldan, esse foi um marco fantástico, foi uma das coisas mais importantes que aconteceram na nossa trajetória”, comenta.
Ele também aponta que este formato de evento e a variedade de segmentos presentes permite a difusão de novas tecnologias, facilitando a apresentação das soluções, em contato direto com o público. “Isso facilitou muito para levar as nossas soluções e tudo aquilo que a gente tem para oferecer ao mercado, a grande oportunidade que temos de estarmos juntos com o nosso usuário, consumidor final dos nossos produtos, isso é fundamental, eles são um dos princípios da Agrishow, ela nos permite esse contato direto”, explica Walter Baldan.
Além disso, a facilitação internacional também foi tópico da conversa. A Baldan já possuía presença internacional, no entanto, por meios mais custosos e difíceis. “Agrishow facilitou, e muito, na verdade, esse intercâmbio, essa vinda para cá, o interesse também despertado por parte dos nossos parceiros da fora e os países supostamente interessados em ver nossos equipamentos e o agro brasileiro, que é o celeiro do mundo”.
Evoluções Tecnológicas: essencial para atender às demandas do mundo
Numa analogia ao Carnaval, Walter Baldan explica que, assim com o Rio de Janeiro é referência nesta festividade, a Agrishow é uma referência para o universo de tecnologia agrícola.
“Muitas feiras nasceram a partir do conceito da Agrishow, e a gente respeita muito pelos caráteres regionais, afinal desenvolveram-se muito nesse sentido. No final, a gente fica feliz com isso, porque esse conceito que criamos lá trás foi multiplicado”, comenta.
Além de referência nacional, Walter destaca a evolução rápida e o reconhecimento internacional.
“Hoje estamos no calendário internacional como destaque nas feiras. Não é pouco, daquilo que a gente conseguiu criar e desenvolver que é nesses últimos 30 anos, eu diria para você que relativamente rápido, a gente avançou muito rápido nesse sentido e quando a gente olha as tecnologias, nós mesmo pegamos algumas fotos do passado, de 1994, que parece que foi ontem”, comenta orgulhoso.
Assim como as expectativas de safra que são superadas a cada ano, e que, mudaram drasticamente com modelos mais tecnológicos e produtivos, o presidente do Conselho da Baldan destaca que a importância de desenvolver novas soluções que acompanham o mercado.
“Nem sonhávamos com isso, foi uma grande oportunidade. Quando a feira surgiu, produzíamos de 70 milhões de tonelada de soja, nossa expectativa é muito maior agora, e aí que entra a tecnologia, não é apenas a utilização diária, mas sim a transformação em produtividade e ganhos de escala, no que, evidentemente, a Baldan deu sua forte contribuição e continua trabalhando para oferecer um arsenal tecnológico aos nossos consumidores”, finaliza.
Planos para 2025 e uma mensagem especial aos produtores
Com um amplo portfólio, lançamento de produtos, ações de relacionamento com o cliente e atividades especiais, a Baldan chega animada para a Agrishow 2025. “Será um ano absolutamente diferenciado! Em 2024 já foi muito positivo. Agora, na edição comemorativa de 30 anos, teremos um plus”, afirma Baldan.
Entusiasmados pelo evento e pelo reencontro com os clientes, o time da Baldan está vibrando pela chegada da Agrishow 2025. “O agricultor é do negócio, ele vai atrás, ele é do físico, ele quer ver e sentir! Isso pra gente é fundamental, por essa razão que a Baldan investe fortemente na questão do evento, porque ela acredita nesse processo e nós sabemos que isso tudo vai proporcionar um bem maior para o nosso agricultor, que já está conosco há mais de 90 anos”, explica.
“O tema desta edição é o Futuro do Agro de A a Z, é esse futuro que veremos na feira. Estaremos aguardando todos! Será uma semana com muito trabalho e com excelentes resultados”, finaliza Walter Baldan.