Além de todas as soluções inovadoras e atrações voltadas para o fortalecimento do agronegócio nacional, a Agrishow 2022 reuniu, também, histórias inspiradoras de mulheres que vivem do agro — e para o agro. Algumas dessas histórias foram contadas no espaço do projeto “Agrishow Pra Elas” durante a 27ª edição da feira, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de abril de 2022 em Ribeirão Preto – SP.

Em uma das entrevistas realizadas durante o evento, a apresentadora Andressa Biata conversou com Lu Romancini, que é vice-presidente e CEO da Romancini Troncos e Balanças, uma das empresas apoiadoras do espaço do “Agrishow Pra Elas” na feira. Ela contou sobre a participação da Romancini na Agrishow 2022 e falou, também, das iniciativas que a empresa tem desenvolvido em prol da valorização dos produtores rurais de todo o país.

“Gostamos de valorizar homens e mulheres, acreditamos que os dois devam andar juntos; mas, já que teríamos um espaço especial do ‘Agrishow Pra Elas’, eu achei que era justo que participássemos, porque nós procuramos nos envolver em todos os tipos de projetos sociais, projetos diferenciados”, afirma a empreendedora. “Como esse é um projeto inovador, nós gostamos da ideia e resolvemos vir junto com vocês”, completa.

Assista à entrevista completa de Lu Romancini para o “Agrishow Pra Elas”

Sucesso marca superação de uma trajetória de obstáculos

Lu Romancini lembra de sua trajetória marcada por desafiosUma história não se constrói da noite para o dia, e quem vê o sucesso da empresa hoje não imagina os obstáculos que Lu Romancini precisou enfrentar, junto com o pai (Luiz Romancini, pecuarista e presidente da empresa) para fortalecer a marca e a imagem da organização.

Depois de 20 anos morando em Ponta Grossa e atuando na área da advocacia, ela assumiu o comando da empresa há 5 anos, quando, a convite do pai, deu início à sucessão dos negócios da família. “Não tinha experiência nenhuma com gestão, e tive que assumir a administração em um momento bem conturbado da empresa”, conta.

“Me emociono cada vez que relembro a minha trajetória, que, ao contrário do que alguns pensam, foi extenuante, árdua e triste e por várias e várias vezes”, ela relata. O caminho desafiador, no entanto, trouxe a ela aprendizados e amizades duradouras.

Lu conta que a conexão entre as mulheres do agro, proporcionada por eventos como a Agrishow, são uma parte inspiradora e motivadora de sua história. “Meu objetivo com o evento foi dar uma palavra de apoio e incentivo para as mulheres que estão começando ou aquelas que estão passando por um momento de tribulações, além de entregar um conteúdo técnico”, destaca.

Durante a feira, a Romancini também realizou um bate-papo com representantes femininas do agronegócio sobre desafios e oportunidades da pecuária sustentável. Para a vice-presidente da empresa, a participação no “Agrishow Pra Elas” foi uma oportunidade única de compartilhar experiências e oferecer apoio às companheiras do setor. “É sobre isso, sobre espalhar amor, sobre apoiar quem precisa de apoio, sobre ser real! Porque a realização mesmo vem da diferença que fazemos na vida das pessoas!”, pontua.

Projeto “Romancini pelo Brasil” busca valorizar o trabalho e contribuição dos produtores rurais de todo o país

O processo de reestruturação da marca tem gerado diversos resultados positivos para a empresa, que tem desenvolvido uma série de projetos para conquistar um público ainda maior. Uma dessas iniciativas é uma série de TV: o quadro “Romancini pelo Brasil”, que estreou em abril deste ano, destaca o quanto o produtor rural agrega de valor e produtividade ao agronegócio nacional.

“Nós estamos mostrando o dia a dia dentro da porteira, dos nossos clientes, o quanto ele produz, gera emprego, gera renda, para mostrar o lado positivo do produtor rural, por que ele é responsável por 27% do PIB e, também, mostrar como os nossos produtos e a tecnologia que vem agregada a ele facilita o dia a dia do pecuarista”, pontua a vice-presidente da Romancini.

Além disso, a empresa tem atuado no setor de pesquisa, por meio de parcerias com universidades, e está em uma nova fase de capacitação de funcionários para o mercado internacional. Em um esforço de aumentar a representatividade feminina em seu próprio negócio, Lu conta que uma das ações que tem realizado à frente da empresa é aumentar o número de mulheres em seu quadro de funcionários. “Eu acredito que, ao colocar homens e mulheres trabalhando juntos, consigo obter resultados mais satisfatórios”, ela destaca. “As visões de ambas as partes se complementam.”

Sobre o “Agrishow Pra Elas”

A ideia do projeto “Agrishow Pra Elas” surgiu na Agrishow Experience 2021. Na oportunidade, foram realizadas entrevistas com personalidades femininas de destaque no agro nacional. Na Agrishow 2022, o projeto foi levado para a feira física, contando com um espaço destinado a esse encontro das mulheres do agro.

Saiba mais sobre o “Agrishow Pra Elas”

Veja a galeria de fotos da Agrishow 2022 e relembre os melhores momentos da feira