A história do agronegócio brasileiro moderno não seria a mesma sem duas protagonistas que caminham juntos há três décadas: a Stara, uma das principais fabricantes de máquinas agrícolas do país, e a Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina.
Com mais de 60 anos de atuação no mercado, a Stara esteve presente em todas as edições da Agrishow, contribuindo para a transformação da Feira em uma referência global para o setor.
Em mais uma entrevista da nossa série especial da 30ª edição da Agrishow, conversamos com Cíntia Dal Vesco, Gerente de Marketing da Stara, que compartilha como essa parceria de 30 anos tem sido fundamental tanto para o crescimento da empresa quanto para a evolução do agronegócio brasileiro, além de revelar as expectativas e novidades para a edição de 2025 do evento.
Confira a entrevista a seguir!
Uma aliança desde o começo: Stara e o nascimento da Agrishow
Quando a primeira edição da Agrishow aconteceu, em 1994, o cenário do agronegócio brasileiro era completamente diferente do atual. Naquele momento, a feira surgia como uma inovação no setor de máquinas agrícolas, e a Stara foi uma das empresas que acreditou nesse movimento desde o início.
“Stara participou de todas as edições da Agrishow, quando a feira estava nascendo, como uma inovação no setor de máquinas agrícolas, nós acreditamos nesse movimento”, relembra Cíntia Dal Vesco. “Isso foi muito importante para o nosso crescimento, pois ao longo dos anos nós vimos a Agrishow se tornar essa grande potência, uma das maiores feiras agrícolas do mundo.”
A executiva ressalta que a participação constante no evento teve um papel significativo na consolidação da marca Stara no mercado nacional: “Isso faz parte da nossa história, poder estar na Agrishow contribuiu muito para que nossa marca e produtos fossem vistos pelos milhares de visitantes que passam a cada ano.”
Essa relação de confiança mútua entre a empresa e o evento demonstra como as grandes histórias de sucesso do agronegócio brasileiro foram construídas com base em parcerias duradouras e visão de futuro.
Palco de grandes lançamentos: como a Agrishow potencializa a inovação da Stara
Para a Stara, a Agrishow sempre foi mais que uma feira de negócios – tornou-se o palco principal para os seus maiores lançamentos tecnológicos. A empresa, que tem a inovação como um de seus pilares fundamentais, encontrou na feira o ambiente ideal para apresentar suas novidades ao mercado.
“Pensando nas edições, não nos vêm um fato memorável, mas sim um contexto, um conjunto. Para nós, a Agrishow sempre foi importante por ser o palco de grandes lançamentos. Várias vezes que a Stara trouxe inovações para o mercado, ali nessa feira aconteceu o lançamento nacional para mostrar isso para nossos clientes e visitantes”, destaca a gerente de marketing.
A executiva ressalta que este é, sem dúvida, “um grande marco para nós realmente, é a Agrishow ser responsável por ser o principal palco de lançamentos de produtos e tecnologias nossas, que a partir daí ganham Brasil e o mundo.”
Este papel estratégico da feira como vitrine para inovações tecnológicas coloca a Stara em posição privilegiada para apresentar soluções que respondem às necessidades reais dos produtores rurais, reforçando seu compromisso com um agronegócio cada vez mais produtivo e sustentável.
Construindo relacionamentos: o valor do contato direto com os produtores
Um dos aspectos mais valiosos da Agrishow para a Stara é a oportunidade de estabelecer e fortalecer relacionamentos com seus clientes. A feira proporciona um ambiente único para o contato direto com produtores rurais de todo o Brasil e do exterior, algo que a empresa considera fundamental para seu desenvolvimento.
“A Stara sempre se caracterizou muito pelo contato direto com os nossos clientes, e isso é uma oportunidade espetacular. Porque além de ser uma indústria de máquinas agrícolas, somos pessoas, e é esse contato e relacionamento que gera ainda mais valor para nosso cliente”, afirma Cíntia.
Esse contato próximo com os agricultores permite à empresa não apenas apresentar seus produtos, mas também coletar feedbacks valiosos que acabam influenciando o desenvolvimento de novas soluções. “Ter oportunidade de estar na feira, de encontrar eles e conhecê-los, manter esse relacionamento conosco realmente é muito valioso, é muito positivo”, ressalta.
A executiva destaca que esse espaço de interação é fundamental para que os clientes possam conhecer as novidades, lançamentos e inovações que a empresa leva à feira, além de consolidar cada vez mais o relacionamento com eles.
Expansão global: a Agrishow como vitrine para o mercado internacional
Com produtos exportados para mais de 35 países, a Stara tem na Agrishow uma aliada importante para sua estratégia de internacionalização. A feira, reconhecida mundialmente, atrai visitantes de diversos países e serve como plataforma para apresentar as tecnologias brasileiras ao mundo.
“A Stara tem um crescimento muito grande no mercado externo além do mercado interno ao longo desses anos. A expansão da marca aconteceu de uma forma muito forte em toda América Latina e também no continente africano, mais recentemente. Durante muitos anos, nossa atuação também foi muito forte no leste europeu e a Agrishow é uma vitrine também pra isso”, explica Cíntia Dal Vesco.
A gerente ressalta o papel da feira como ponto de encontro internacional: “Por ser uma feira de grande relevância internacional ela capta muitos visitantes, muitas comitivas de vários países pra virem pra cá e é uma das formas de nos auxiliar a divulgar e tangibilizar os nossos produtos e as pessoas que também estão ali tendo primeiro contato, o que geram muita confiança e credibilidade.”
Essa projeção internacional proporcionada pela Agrishow tem sido fundamental para que a Stara leve sua tecnologia brasileira para diversos países, contribuindo para a produção agrícola global e consolidando o Brasil como referência em inovação no agronegócio.
Expectativas para a Agrishow 2025: inovação, relacionamento e negócios
Após três décadas de parceria, a Stara segue com grandes expectativas para a próxima edição da Agrishow. Mesmo diante dos desafios enfrentados pelo setor, como a seca que afetou a região Sul do país, a empresa mantém uma visão otimista para a Agrishow 2025!
“Nós temos uma expectativa boa em relação a Agrishow 2025, o Brasil como um todo está tendo uma grande safra, claro que em algumas regiões, como a região Sul, por exemplo, houve prejuízos em função da seca que aconteceu”, pondera Cíntia. Ela também aponta que “um dos grandes desafios vai ser o recurso para que as máquinas sejam financiadas, já que os agricultores se utilizam muito dessa modalidade, mas esperamos um bom público presente na feira.”
A executiva enfatiza que a empresa estará preparada para oferecer uma experiência especial aos visitantes: “A Agrishow é sempre uma grande vitrine do Brasil e nós vamos estar prontos como equipe espetacular, com condições pra que consigamos, além de ter um ótimo relacionamento com os nossos visitantes, reverter isso em bons negócios.”
Para a edição deste ano, a Stara promete um estande acolhedor e repleto de inovações. “Fica aqui o nosso convite, pra todos os agricultores, operadores e todas as pessoas que têm essa grande conexão com o agro! Visitem o estande da Stara, estaremos com um estande especial, muito lindo e, principalmente, muito aconchegante, com muita máquina agrícola, muita inovação e muita tecnologia”, convida Cíntia.
Olhando para o futuro: os desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro
Após seis décadas de história e 30 anos de participação na Agrishow, a Stara mantém seu olhar voltado para o futuro. Cíntia Dal Vesco compartilha a visão da empresa sobre os desafios e oportunidades que o agronegócio brasileiro enfrenta e como a Stara planeja contribuir com soluções inovadoras.
“Sempre se falava muito no futuro, hoje o agro cada vez é mais uma realidade! Somos a cadeia econômica mais importante e representativa de todo Brasil, nos consagrando cada vez mais como celeiro do mundo e enxergamos inúmeras oportunidades dentro disso”, analisa Dal Vesco.
Uma das características mais marcantes da Stara, segundo Cíntia, é sua proximidade com o produtor rural: “A Stara é uma empresa que sempre teve ao lado do agricultor e tem como sua característica vivenciar o dia a dia dele, estar junto no campo e ali realmente a gente identifica grandes oportunidades de produtos, de negócios e tecnologias. Toda nossa história de inovação e evolução aconteceu dessa forma”, complementa.
Entre os principais desafios do setor, a escassez de mão de obra se destaca, e é justamente nesse ponto que a tecnologia desenvolvida pela Stara busca fazer a diferença. “Um dos grandes desafios é a mão de obra, é uma dificuldade que o campo enfrenta, então quanto mais máquinas semi autônomas, autônomas e tecnologias que venham ajudar nesse gargalo que o produtor tem, já que nosso desafio também é produzir mais”, explica.
A busca por maior produtividade com menor impacto ambiental também orienta o desenvolvimento de novas soluções. “A Stara tem muito projetos que estão em andamento, trazendo cada vez mais inovação e tecnologia pro Agronegócio brasileiro, e também além das fronteiras, já que a Stara exporta para 35 países e a nossa grande missão é ajudar a produzir mais alimentos pro mundo”, ressalta Cíntia.
A gerente conclui com uma mensagem que resume o compromisso da empresa com o futuro do setor: “Trabalhamos fortemente nesse agro, que é um futuro que já chegou, e, com certeza, tem um crescimento ainda maior e nós estaremos juntos, dando suporte para os agricultores de todo mundo, para que possam produzir mais alimentos com tecnologia e sustentabilidade.”
Seis décadas de inovação: a trajetória da Stara no agronegócio brasileiro
Com mais de 60 anos dedicados ao desenvolvimento de soluções para o campo, a Stara se consolidou como uma das principais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas do Brasil. Sua história de sucesso se entrelaça com a própria evolução do agronegócio brasileiro, que saiu de uma produção de pequena escala para se tornar um dos maiores celeiros do mundo.
Ao longo dessas seis décadas, a empresa investiu fortemente em pesquisa e desenvolvimento, criando tecnologias que contribuíram para o aumento da produtividade nas lavouras brasileiras. Esse compromisso com a inovação permitiu que a Stara expandisse sua presença para além das fronteiras nacionais, levando tecnologia brasileira para mais de 35 países.
A participação na Agrishow, desde a primeira edição em 1994, demonstra o alinhamento da empresa com as principais tendências e desafios do setor. Foi neste palco que muitas das principais inovações da Stara foram apresentadas pela primeira vez ao mercado, reafirmando o papel estratégico da Agrishow para o crescimento da empresa.
Venha fazer parte desta edição histórica! Garanta seus ingressos para a 30ª edição da Agrishow: clique aqui para comprar online com desconto!