Oferecendo boas alternativas para as operações agrícolas, o número de drones em operação no Brasil cresceu significativamente, atingindo 5.269 unidades em 2024, de acordo com dados do Sistema de Aeronaves não tripuladas (Sisant) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O número representa um aumento de 375% em relação ao ano de 2022 e reflete a crescente adoção da tecnologia no setor agrícola.

“Fabricantes de drones agrícolas e desenvolvedores de soluções baseadas nesses equipamentos terão presença crescente na Agrishow. E aqui na feira percebemos como empresas brasileiras, incluindo as startups, desenvolveram uma relação muito proveitosa com as principais marcas do mercado. Um dos resultados dessa relação é a certeza de que teremos soluções cada vez mais eficientes e adequadas à realidade do produtor rural brasileiro”, afirma João Marchesan, presidente da Agrishow.

O crescimento do uso de drones oferece diversas vantagens, como maior produtividade, segurança, redução de custos, sustentabilidade com aplicação controlada, garante agilidade no monitoramento das lavouras, facilitando a tomada de decisão, além de reduzir custos com aplicação precisa de defensivos e fertilizantes. Dentre diversas funções, o drone pode realizar:

  • Pulverização agrícola;
  • Mapeamento agrícola;
  • Distribuição de sementes e insumos; 
  • Contagem de plantas e animais;
  • Segurança patrimonial; entre outras.

Drones na Agrishow 2025

Ao falar sobre a evolução da percepção de drones no agronegócio, Thatiana Miloso, representante da XMobots, destacou que inicialmente “as pessoas ainda não sabiam o que era drone, quais os benefícios que ele traz”.

Ela observa que atualmente os visitantes já chegam procurando especificamente por essa tecnologia, que ganhou espaço importante no agronegócio. Miloso ressalta o crescimento significativo no segmento de drones de pulverização e menciona como novidade um sistema que permite controle via celular, atendendo às novas gerações que estão assumindo o comando das propriedades rurais.

“Essa tecnologia informa ao produtor como foi a aplicação desde taxa de cobertura até as questões meteorológicas, o que é um ganho muito grande”, explica.

A marca trouxe para a Agrishow 2025, a Xmobots Agriculture, divisão com foco exclusivo em agricultura de precisão, além de quatro novas soluções tecnológicas ao mercado: DAASFY, SPAD 200B, XGEN e o drone de logística DJI FlyCart 30.

“O SPAD 200, além dos drones, conta com estação meteorológica, internet, vários sistemas que conectam com o agricultor”, destaca Thatiana.

Além da adaptabilidade ao contexto agrícola brasileiro, os drones do setor estão se tornando mais atrativos pela crescente capacidade de carga. Na Agrishow, a Case IH apresentou um drone pulverizador com tanque de 70 litros, liderando o mercado nesse quesito. Um diferencial adicional deste modelo é sua operação simplificada, exigindo apenas um único operador para realizar todas as tarefas necessárias: monitoramento, substituição de baterias e reabastecimento.

A Agridrones também está presente na Agrishow 2025 e fornece soluções inovadoras que estão transformando a agricultura de precisão.

Com os drones, é possível automatizar muitos processos após o mapeamento da região. “Temos tecnologias muito avançadas que chegam onde os humanos não chegariam. Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário ter um piloto durante a atividade, basta fazer essa programação para que o equipamento faça o serviço sozinho. Os equipamentos estão cada vez mais modernos e autônomos”, explica Valdicimar Mattsoch, CEO da Agridrones. 

Gostou? Saiba mais sobre as soluções de IA e Automação Rural disponíveis na Agrishow 2025!

A feira acontece das 8h às 18h, até o dia 2 de maio! Aproveite a oportunidade, clique aqui para garantir seus ingressos online com desconto.