A Feira Agrishow é dominada por máquinas e implementos de última geração, que promovem as soluções mais avançadas para a agropecuária.
Mas em meio a tantas máquinas, a Agrishow também tem um espaço que celebra outro formato de agricultura: o Pavilhão do Produtor Artesanal, que reúne mais de 80 produtores de todo país, com uma verdadeira vitrine da riqueza e diversidade da produção artesanal nacional.
É uma grande ponte entre tradição e inovação, dando espaço a pequenos produtores, que também que preservam biodiversidade, cultura e conhecimentos tradicionais.
O Pavilhão é uma parceria entre a Agrishow e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que todos os anos leva diversos produtores para expor no local.
Quer saber mais o que você encontra nesse espaço? Confira na cobertura especial do Agrishow Digital!
O que os visitantes da Agrishow encontram no Pavilhão de Artesanais?
O pavilhão oferece aos visitantes uma verdadeira experiência gastronômica, que leva numa viagem por diversos cantos do Brasil!
Os pequenos produtores expõem diversos tipos de produtos artesanais, como queijos premiados, conservas, charcutaria tradicional, méis de flores silvestres, cachaças e vinhos, cervejas artesanais, azeites de oliva extravirgem e muitos outros produtos. Cada estande tem uma história diferente e carrega os sabores de sua região de origem.

A importância da economia rural
Este espaço vai muito além de uma área de degustação e venda de produtos. O Pavilhão de Artesanais representa a valorização da economia rural, afinal, esses são os pequenos produtores responsáveis pela preservação de técnicas tradicionais, que muitas vezes perpassam gerações, e se reinventam com muita criatividade, resultando em produtos de muita qualidade.
A Agrishow se torna um grande palco para esses produtores, que além de terem uma oportunidade comercial valiosa, também fortalecem a identidade regional e cultural de diversas regiões do país. O artesanato alimentar preserva saberes e contribui para a diversificação econômica do campo, gerando empregos e renda em áreas rurais onde as oportunidades muitas vezes são limitadas.
Tábata Rodrigues, da Fazenda Santa Luzia em Itapetininga, produz 17 tipos de queijos, e selecionou seis tipos maturados para expor na Agrishow. Os produtos estão fazendo sucesso entre os visitantes: “É um grande ponto de divulgação! Estamos recepcionando clientes que já conhecem nossos produtos, mas a gente recepciona ainda mais pessoas, que estão gostando bastante dos nossos produtos”, comemora.
Elisabete Frizarin, produtora de geléias naturais, caponatas, caldos, salames, pães, bolos, café e vinhos, na cidade de Jarinú, também está animada com a participação na Agrishow 2025. “Vai contribuir muito com meu negócio. Não só pelo negócio, porque é uma realização estar em um evento grandioso. Estou divulgando meu produto a nível nacional”, comenta.
Uma parada obrigatória dos visitantes da Agrishow 2025
Para quem visita a Agrishow, o Pavilhão do Produtor Artesanal tornou-se uma parada indispensável.
Para quem compra e consome esses produtos, a ação vai muito além da degustação. Os consumidores também estão apoiando e valorizando uma cada produtiva diversa e resiliente.
Em contraste com o ritmo acelerado e tecnológico das máquinas e equipamentos, esse espaço convida à apreciação e à conexão com as raízes da produção alimentar.
É uma oportunidade única de adquirir produtos de alta qualidade e conhecer pessoalmente os artesãos responsáveis por sua produção, entendendo os processos, desafios e histórias por trás de cada produto exposto.
Não deixe de visitar o Pavilhão do Artesanais na Agrishow, que fica está localizado em A11S!