O Brasil terá uma safra recorde dos principais produtos agrícolas brasileiros, conforme o 5º levantamento da safra de grãos de 2024/25, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), neste ano.

Dados apontam que serão colhidos 325,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, crescimento de 9,4% em relação à temporada anterior. Os números são reflexos de um aumento de 2,1% na área cultivada, estimada em 81,6 milhões de hectares.

Para acompanhar esse crescimento, os produtores têm um novo desafio: garantir eficiência na armazenagem – fundamental para evitar desperdícios, aumentar a competitividade e reduzir custos. Atualmente, o país conta com um déficit de armazenagem, com um crescimento inferior ao crescimento de grãos.

Diante de uma safra recorde e do crescimento constante da produção agrícola, a armazenagem se torna um ponto estratégico para o agronegócio brasileiro.

Mais do que uma etapa final da colheita, armazenar corretamente é essencial para preservar a qualidade dos grãos, evitar perdas e melhorar a rentabilidade. Em um cenário de déficit estrutural, investir em soluções adequadas pode fazer toda a diferença. 

Com esta expectativa de safra histórica para o agronegócio brasileiro, a Agrishow 2025 chega em momento importante para o setor. A maior feira de tecnologia agrícola da América Latina reúne as mais avançadas soluções em armazenagem de grãos. Confira a seguir!

Quais são os benefícios de garantir as condições corretas de armazenagem?

  • Permitir um fornecimento uniforme de alimentos ao longo do ano, tanto para atendimento do mercado interno quanto para a exportação.
  • Assegurar um estoque de segurança para os períodos de contingências, tais como secas  e inundações.
  • Facilitar a negociação de melhores preços, tanto no território nacional quanto no mercado  de exportação, proporcionando maior estabilidade de preços e de mercados.
  • Reduzir os custos de frete, com a comercialização do produto em épocas de menor oferta  e de maior demanda, permitindo uma melhor remuneração ao produtor.
  • Permitir ao produtor aguardar melhores oportunidades para comercialização da produção.

Soluções em armazenagem na Agrishow 2025

Alternativas eficazes para armazenamento podem ser encontradas na Agrishow 2025, que conta com muitas novidades no segmento, como é o caso da empresa Marcher Brasil, que atua com armazenagem móvel por meio do silo bolso.

“Entregamos o poder na mão do produtor rural, principalmente quando falamos do agricultor, pois quando chega no período da colheita, momento em que ele está realmente motivado para ver os resultados, o silo bolsa entrega algo fundamental, que é o poder de reter esse produto com um certo percentual, afastando ele de um período conturbado, onde os preços comerciais oscilam e os preços de frete ficam altos”, destaca Nelson Luz, gerente de produtos da Marcher Brasil.

De acordo com o gerente, o silo bolsa permite que o produtor retenha seus produtos por até dois anos, de forma segura e sem perda de qualidade.

“Para a  Agrishow 2025, trouxemos algumas novidades: uma é a Ingrain 180, que é um conceito de embolsadora de grãos mais compacta, auxiliando os agricultores também na logística, com o recebimento dos grãos por caminhão basculante. Essa é uma máquina muito fácil também de transportar, a parte logística rodoviária”, explica. 

A outra opção é a Ingrain 91, voltada para o processamento de grãos úmidos reidratados com a novidade de operar por meio de moinhos de martelo. É a escolha ideal para o pecuarista que busca uma granulometria mais fina na dieta dos bovinos, algo que apenas esse tipo de tecnologia é capaz de oferecer com eficiência.

Tecnologia e treinamento como aliados da eficiência no campo

A Casp, empresa também presente na Agrishow 2025, conta com soluções para armazenagem de grãos, projetadas para os mais variados tipos. A marca possui equipamentos que operam na recepção, limpeza, transporte, secagem, armazenagem e expedição de grãos, com projetos adaptados para todos os tipos de produtores, de pequeno a grande porte. 

“Para auxiliar o produtor, contamos com o serviço de capacitação, que atualmente é uma alta demanda do mercado brasileiro. Se um produtor adquire um produto para armazenagem, que é mal operado ou mal montado, não terá os resultados atendidos. Sendo assim, é necessária uma capacitação para as operações e esse é nosso principal foco”, afirma José Viscardi, diretor comercial da Casp. 

O gerente destaca que a capacitação dos operadores contribui diretamente para a otimização dos serviços, resultando em menor custo com manutenção e melhor desempenho dos equipamentos — o que, por consequência, agrega mais valor tanto ao grão quanto ao animal.

Se você ainda não visitou a Agrishow, ainda dá tempo! A Feira acontece das 8h às 18h, até o dia 2 de maio! Clique aqui para garantir seus ingressos online com desconto.