O pequeno produtor também está em peso na Agrishow 2025. E para quem está empreendendo no campo, incentivos específicos para essa jornada são sempre bem-vindos. Até o dia 02 de maio, a feira oferece soluções acessíveis, escaláveis e de alto impacto para melhorar a eficiência na produção.
Segundo o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), se a agricultura familiar brasileira fosse um país, seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo.
No Pavilhão da Agricultura Familiar, espaço da Agrishow 2025, os pequenos produtores têm acesso a um amplo portfólio de soluções que envolve tecnologia, mercado e crédito, estabelecendo conexões com empresas que oferecem produtos e serviços voltados para o aumento da produtividade e da renda no campo.
Para João Marchesan, presidente da Agrishow, a agricultura familiar merece destaque pela sua importância para o agronegócio brasileiro. “É uma prática cuja relevância tem sido cada vez maior para a alimentação e para a economia do nosso país”, afirma.
Mecanização da colheita para o pequeno agricultor
Na Agrishow 2025 como um todo, uma das principais inovações em destaque para o pequeno produtor é a mecanização da colheita. Esse tipo de inovação busca otimizar a eficiência das atividades agrícolas e reduzir o esforço manual ao longo de todo o processo de cultivo. Entre os mais de 800 expositores da feira, várias empresas apresentam soluções específicas para a agricultura familiar, com foco na melhoria do plantio e da colheita.
Um exemplo de expositor que conta com equipamentos desse tipo é a Waig, marca que trabalha com máquinas portáteis para fechamento de sacarias.
“Temos uma costuradora portátil, que é usada para costurar sacarias de sementes de um milho ou de silagem, que o pequeno produtor ensaca e armazena para dar para poucas cabeças de gado. Acreditamos que esse tipo de equipamento facilita o trabalho do pequeno produtor ou daqueles que estão começando”, afirma Eduardo Sabogosa, gerente comercial da Waig.
Já a empresa Magnojet afirma que 50% do seu público são os pequenos produtores, e por isso, garante inovações voltadas para eles. Os pulverizadores costais eletrostáticos são exemplo disso, e servem para realizar uma pulverização eficiente e precisa.
De acordo com a marca, os equipamentos para pequenos produtores contam com uma série de benefícios que estão alinhados ao perfil do público. Alguns deles são: materiais de alta durabilidade para garantir desempenho consistente; peças de reposição disponíveis para todos os modelos, assegurando manutenção fácil e rápida; leveza e resistência proporcionando conforto e menos esforço necessário para operação; tanques com formato ergonômico e sistema ambidestro de bombeamento para maior comodidade.
“Temos uma gama de produtos muito grande, como os pulverizadores costais que atendem diversas culturas. Também visitamos esses produtores para fazer um treinamento de acordo com a cultura que ele trabalha e sua necessidade. Muitas vezes o pequeno produtor tem dificuldade para melhorar a lavoura e nós fornecemos orientações específicas para esse público”, destaca Carlos Alberto Tadei, coordenador Academia Magnojet.
Grandes resultados para pequenos produtores
Os grandes resultados também já estão nas mãos dos pequenos produtores. Nesta edição, os expositores apresentaram biofertilizantes na produção do café, melhorando a qualidade e produtividade das plantas. Os biofertilizantes oferecem proteção contra excesso de radiação solar às folhas do cafeeiro e amenizam os efeitos do clima sobre a planta, contribuindo para o aumento de produtividade.
Outro destaque são os microtratores e tratores compactos, uma tendência para áreas de até 20 hectares, com capacidade de realizar diversas operações agrícolas, com engate rápido para implementos, além de eficiência e baixo consumo.
Por isso, a Agritech trouxe para a Agrishow o AF14 e o AF14 S com enxada rotativa TA49. “Temos uma linha voltada para o pequeno agricultor, que é a transição da saída da tração animal para a parte de mecanização: são os cultivadores motorizados. Nós temos uma linha AF, que são os motores novos da Gritek e temos os UTCs que é um micro consolidado. É possível usar a mesma estrutura de caixa nos dois modelos, porém trocamos a motorização. Dessa forma, temos um equipamento mais barato e versátil, que atende as necessidades do agricultor no dia a dia”, explica Everton Rodrigues, coordenador de peças de reposição e pós-vendas da Agritech.
O coordenador esclarece que os implementos compatíveis com o trator são idênticos aos do microtrator, incluindo arado de disco, plantadeira rotativa, encanteirador, roçadeira, aparador de gramas e pulverizadores. A amplitudo desses equipamentos proporciona a mecanização adequada aos agricultores, melhorando sua qualidade de vida e aumentando tanto a produtividade quanto os benefícios nas atividades rurais.
A feira acontece das 8h às 18h, até o dia 2 de maio! Ainda dá tempo de participar! Clique aqui para conferir a lista completa de expositores da Agrishow 2025!
Aproveite a oportunidade para conhecer as principais soluções para pequenos produtores na 30ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola.
Serviço:
AGRISHOW 2025 – 30ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 28 de abril a 2 de maio de 2025
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
Iniciativa: ABIMAQ, ABAG, ANDA, SRB e FAESP
Organização: Informa Markets LATAM
Instagram: @feiraagrishowoficial
Site oficial: www.agrishow.combr
Tags