Estocar grãos na própria fazenda ainda não é hábito entre produtores brasileiros. Mas quem investe em silos garante que existem muitas vantagens.
Sabe-se que o aumento da armazenagem – representado principalmente pela adoção dos silos de armazenagem – é um dos itens logísticos que mais precisam avançar no país. Assim, o produtor que tiver a capacidade de armazenar sua própria produção terá a garantia em manter a “qualidade original” do grão colhido, tendo também a possibilidade de esperar o melhor momento (quanto ao preço) para vender.
Porém, diversos pequenos produtores, cuja produção não é tão elevada ainda, têm dúvidas se devem ou não investir em silos de armazenagem. Para eles, prevalece a pergunta: vale a pena ter um silo de armazenagem? Para a docente dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Unoeste de Presidente Prudente, Fabiana Lima Abrantes, ao ter uma estrutura dessa na propriedade, o agricultor poderá escolher o melhor momento para comercializar seu produto, fazendo a venda quando encontrar as melhores condições de preços.
Conheça as principais vantagens:
- Controle sobre a produção;
- Ganho de mais uma hora na colheita;
- Poder vender em época de melhor preço;
- Evita mistura de produtos e perda no transporte;
- Reduz frete e tempo de parada de caminhões.