Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saiba tudo sobre o guia de finanças sustentáveis do Pacto Global

Article-Saiba tudo sobre o guia de finanças sustentáveis do Pacto Global

shutterstock_2239817739.jpg
Com o lançamento deste guia de finanças sustentáveis, a ONU tem como grande objetivo reunir boas práticas financeiras para empresas do agronegócio, alinhando-as às práticas ESG.

No final de Maio, o Pacto Global da ONU (maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo), apresentou sua mais recente plataforma de ação, a Agro Sustentável. Dentro dessa plataforma, o Guia Prático de Finanças Sustentáveis no Agro se destaca. 

Esse é um material que visa auxiliar as empresas na adoção das melhores práticas em toda a cadeia de valor, fornecendo maior visibilidade sobre oportunidades de investimentos sustentáveis. 

Com informações detalhadas sobre linhas de crédito, investidores, orientações para elegibilidade aos financiamentos e casos de sucesso, o Guia de Finanças Sustentáveis pretende inspirar e auxiliar o crescimento sustentável dos negócios.

Para entender melhor sobre as oportunidades geradas por este guia, a Agrishow Digital conversou com Aline Leão, Gerente da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável, Pacto Global da ONU no Brasil. Confira!

Entendendo o que é o Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. 

É, acima de tudo, uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

O Pacto Global é também uma iniciativa que chama as empresas à alinharem suas estratégias e operações aos dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Essa é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países”, complementa Aline Leão.

finanças sustentáveis

Finanças sustentáveis no agro: Mais modernas e com menor impacto ambiental

Preservar o meio ambiente e os recursos naturais é um dos maiores desafios das empresas na atualidade.

As empresas de todo o mundo já entenderam que devem atuar como agentes sociais. Para isso, devem exercer, na prática, uma gestão sustentável voltada para a defesa e para a preservação do meio ambiente, inclusive na área de finanças.

Essa é uma exigência dos próprios consumidores, que hoje buscam por esse tipo de postura e querem consumir produtos e serviços apenas de quem defende o planeta.

No caso das empresas e produtores rurais brasileiros, o cenário é o mesmo. Segundo Aline Leão, o mercado exige destes agentes a adoção de uma série de medidas.

Para que o Brasil possa produzir mais com menor impacto ambiental, as empresas precisam investir em conhecimento, tecnologia e assistência técnica. Já o produtor precisa aumentar a produtividade por hectare, recuperar e melhorar solos degradados ou com baixa produtividade, além de restaurar a vegetação nativa”. 

Nestes cenários, o acesso às finanças e mecanismos sustentáveis é fator determinante.

As finanças sustentáveis são representadas por investimentos financeiros direcionados às atividades econômicas que respeitam as pessoas e preservam o meio ambiente. É a união de dois conceitos: finanças e sustentabilidade.

Guia de finanças sustentáveis do agro: entenda o que é

Diante do crescimento de alternativas de financiamentos vinculados às práticas sustentáveis no agronegócio, é essencial entender os diversos instrumentos disponíveis para o desenvolvimento de produtores de todos os tamanhos.

E é com esse objetivo que o Pacto Global da ONU lançou o Guia Prático de Finanças Sustentáveis no Agro, presente dentro da plataforma de ação: a Agro Sustentável.

Disponível na forma online e gratuita, o guia de finanças sustentáveis é um material que tem o objetivo de reunir e promover as boas práticas financeiras para empresas do agronegócio. 

Dentre as muitas recomendações, este guia reúne conhecimentos sobre diferentes linhas de crédito e instrumentos financeiros para a agropecuária, independentemente do tamanho da organização, englobando pequenos produtores ou grandes empresas.

Esse guia foi desenvolvido pela equipe brasileira do Pacto com apoio do BID Invest e parceria da NINT.  Outras empresas também compõem o comitê do Projeto de Finanças Sustentáveis, caso da Bonsucro, Vert Capital e Sicredi.

Segundo a Gerente da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável do Pacto Global da ONU no Brasil este guia foi criado com o propósito de difusão do tema finanças sustentáveis. 

Nosso guia inclui apresentação dos principais modelos financeiros sustentáveis disponíveis para pequenos, médios e grandes produtores. Conta ainda com casos de sucesso das empresas líderes em seus segmentos e exemplos de boas práticas do setor. É uma excelente ferramenta para iniciar a jornada no tema!”, salienta.

Guia de finanças sustentáveis e ESG: relação direta

O Guia de Finanças Sustentáveis no Agro é uma iniciativa bastante importante ao mostrar o poder de impacto do setor empresarial brasileiro.

Com este Guia, o Pacto Global procura chamar a atenção para a letra G (Governança), do ESG (acrônimo em inglês para Environment, Social e Governance, ou seja, Meio-Ambiente, Social e Governança, em português). Também visa elevar a importância de ter um equilíbrio entre este tripé para todas as organizações.

Do ponto de vista da Governança, Aline Leão cita um artigo da Brazil Conference (2021) para ressaltar que este guia traz um panorama dos diferentes Agros do Brasil. “A agricultura moderna e de alta produtividade restringe-se a uma parcela de 16% das propriedades rurais, enquanto a maior parte não tem acesso a insumos e tecnologia”, diz. 

Dessa forma, adotar finanças sustentáveis contribui para a redução dos riscos ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), além do desenvolvimento de uma economia mais sustentável. 

Essa é uma necessidade cada vez mais presente na cadeia de valor do agronegócio”, finaliza a Gerente da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável.

Para ter acesso ao Guia Prático de Finanças Sustentáveis no Agro, clique aqui.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar