No Brasil, as pastagens constituem a base econômica da nossa exploração pecuária, sendo responsável por grande parte da produção nacional de carne e de leite. Para termos uma ideia, cerca de 95% da carne bovina é produzida em regime de pastagens.
Essa particularidade mantém a competitividade do nosso produto no mercado internacional, apresentando menor custo e grande eficiência, além de não competir com a alimentação humana. Porém, o inverno de 2023 chegou e a estacionalidade de produção de nossas pastagens se faz presente novamente. Ela é marcada por um período crítico hibernal, quando as baixas temperaturas e a reduzida precipitação limitam o desenvolvimento das plantas forrageiras.
Por conta disso, produtores devem ter atenção ao manejo de suas pastagens neste período e no período que o antevêem. Eles devem adotar estratégias e manejos específicos para potencializar o resultado de sua criação mesmo sob clima frio.
Para discutir este importante tema, entrevistamos Daniel Casagrande – Professor da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA e Especialista em Forragicultura e Pastagens -, e, preparamos um Guia gratuito, para que você descubra as melhores práticas e dicas de manejo de pastagens durante o inverno.
Confira o que você encontrará no Guia:
- Importância do manejo adequado de pastagens
- Espécies com melhor comportamento no período de inverno
- Estratégias de manejo para enfrentar o inverno
- Suplementação durante o inverno
- Cuidados extras que devem ser tomados no inverno
- Técnicas de monitoramento das pastagens
- Estratégias no período pós-inverno