Colunistas

Irrigação: solução indispensável para alcançar altos níveis de produtividade

Elaine Dias, editora-chefe da Coopercitrus Revista Agropecuária

A agropecuária é uma empresa a céu aberto e está vulnerável às variações climatológicas. Umas das condições que se pode controlar com o auxílio da tecnologia é a estiagem, pois a água é o insumo mais necessário para o desenvolvimento do ciclo produtivo de qualquer cultura.

Uma alternativa para o fornecimento de água na medida certa, que ajudará o produtor a alcançar produtividade satisfatória nas produções agropecuárias, é a irrigação. Mas, para que o agropecuarista tenha assertividade na instalação de um sistema de irrigação apropriado às necessidades de sua propriedade e da cultura, é indispensável o acompanhamento e a orientação profissional especializada.

Para os produtores que estão em busca de entender melhor quais os primeiros passos para irrigar a propriedade, Rubens de Brito Mendes, coordenador de irrigação da Coopercitrus, localizada em Bebedouro, no interior de São Paulo, dá três dicas importantes e indispensáveis:

  1. “Procure uma empresa idônea e faça uma reunião com a esquipe especializada em irrigação para levantamento das especificidades das intenções do projeto, como tamanho da área a ser irrigada e a cultura”;
  2. “Depois deste encontro, a equipe profissional contratada vai à propriedade para um levantamento e estudo sobre a água e energia disponíveis para o desenvolvimento do projeto, pois, para cada área e cultura, existe um estudo específico da necessidade de vazão de água, além do trabalho das motobombas, em que, o aconselhável são as bombas elétricas, pois apresentam melhor custo beneficio”;
  3. “O levantamento de uma equipe profissional é importante, pois, se o produtor não tiver disponível água, energia ou o outorga de água liberada na propriedade, será realizado apenas o levantamento de um projeto, o orçamento e as orientações de como proceder para a implantação futuramente.”

Depois de todo o levantamento realizado, que também levará em consideração o tipo de solo, relevo, clima e o manejo do sistema, a equipe de técnicos especializados apresentará o projeto de irrigação que atende às especificidades da propriedade e do cultivo realizado, sendo grãos, cana, pastagem, hortifrúti, citrus, enfim todas as atividades agrícolas.

Os sistemas mais utilizados são:

– Irrigação por gotejamento, ou localizada, que se baseia, em microaspersão ou gotejamento, podendo ser o sistema enterrado ou superficial;

– Aspersão utilizada em pivô central, que simula a chuva.

Ambos os sistemas e o modo de utilização são benéficos e trazem vantagens produtivas e, consequentemente, rentáveis para o produtor. O custo de implantação de um sistema de irrigação varia de acordo com o projeto desenhado com as características e necessidades do produtor e da área de cultivo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Avatar
A Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, sediada em Bebedouro, SP, com 43 anos de existência, considerada uma das maiores cooperativas agropecuária do Brasil, atua oferecendo soluções integradas que contemplam produtos e serviços que objetivam os resultados sustentáveis dos produtores rurais associados. Com mais de 100 filiais, localizadas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, a cooperativa disponibiliza aos seus agricultores apoio completo para o desenvolvimento de todas as atividades agropecuárias ofertando defensivos agrícolas, fertilizantes, produtos e orientação técnica em saúde e nutrição Animal, fábricas de ração, máquinas agrícolas, projetos de irrigação, armazenagem, agricultura de precisão e serviços, condições comerciais, armazenagem e comercialização de grãos, suporte completo em café, departamento de tecnologia agrícola, shopping rural, e-commerce, Postos de Combustível e Agripetro TRR – óleo diesel de qualidade. Oportunizando assim, aos seus mais de 35 mil cooperados o que há de melhor no mercado com condições comerciais diferenciadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *