Com a safra 2024/25 se aproximando, muitos produtores rurais já começam a pesquisar as características da próxima estação. Tal medida é essencial para preparar a agricultura para o verão.

Afinal, as maiores temperaturas e as chuvas intensas são determinantes para o sucesso das culturas, exigindo entendimento e preparação para o clima que virá.

Vai chover? Onde? Quanto? Como ficarão as temperaturas? Como se preparar para a agricultura de verão? 

De fato, muitas são as perguntas que influenciam os planejamentos dos próximos meses. 

Talvez, as respostas sejam difíceis de mensurar. Mas, a Agrishow Digital preparou este artigo para ajudá-lo a se preparar. 

Confira as principais tendências e entenda como se preparar para a estação mais quente e chuvosa do ano.

Mas afinal, como será o próximo verão?

Segundo a Climatempo, o verão 2024/2025 promete apresentar um cenário climático diferente do verão anterior, que foi afetado fortemente pelo El Niño.

Mesmo com a ausência oficial do fenômeno La Niña (que era esperado, mas não está confirmado) o regime de chuvas no país terá algumas de suas características.

As condições meteorológicas no pacífico podem favorecer a formação de corredores de umidade no Norte, Centro-Oeste e Sudeste, como destacado pela meteorologista Ana Clara Marques.

No próximo verão teremos períodos com características típicas de La Niña, como aumento da chuva na Amazônia e irregularidade no Sul, mesmo que o fenômeno não se configure oficialmente”.

Assim, a expectativa é que o verão 2024/2025 seja mais chuvoso que o anterior na grande maioria dos estados. 

Já para o Nordeste, os modelos climáticos da Climatempo indicam um verão mais seco.

Impactos do verão na agricultura

No Brasil tropical, a estação costuma ter um clima bem característico, marcado pelas altas temperaturas, excesso de chuvas e dias mais longos.

E são estes os pontos muito comemorados pelos agricultores, mas também podem causar preocupação. Veja:

Dias mais longos

A maior radiação solar permite que a planta estimule seu processo de fotossíntese, contribuindo para o desenvolvimento do seu período vegetativo – compreendido entre a germinação e a floração.

Porém, quando a luz solar direta é muito intensa, o agricultor pode ter problemas que comprometem a produtividade.

Umidade elevada

A alta umidade do ar no verão é ideal para que a planta tenha água suficiente para seu crescimento, floração e frutificação. 

Porém, também favorece a proliferação de fungos e bactérias que causam doenças nas plantas. 

Chuvas volumosas

As chuvas são essenciais para as plantas. Mas, quando muito intensas, podem causar o encharcamento do solo, o que não é bom para o cultivo. 

Temperatura alta do ar e do solo

Algumas espécies tropicais, como banana, café e cana-de-açúcar, por exemplo, necessitam altas temperaturas durante todo o ano para se desenvolverem bem.  Porém, outras, não suportam tais temperaturas.

Ou seja, de um modo geral, a planta cresce saudável no verão. 

Mas, se ela não está inserida num habitat com condições favoráveis à sua espécie, a tendência é que a agricultura no verão passe por alguns problemas qualitativos e quantitativos.

Como preparar a agricultura para o verão?

Para garantir uma produção agrícola eficiente e sustentável durante o verão, é fundamental realizar uma série de preparativos que permitam gerenciar as consequências negativas apresentadas anteriormente. 

Tais medidas são ainda mais relevantes quando vemos que as mudanças climáticas fazem com que culturas já habituadas a determinadas condições climáticas precisem se readaptar a uma nova realidade. 

Por este motivo, o planejamento constante é imprescindível e não pode ser negligenciado. 

Veja a seguir o que pode ser feito:

  • Uso de telas de sombreamento ou sombrites, que permitem a passagem de ar e umidade, mas amenizam a entrada dos raios de sol;
  • Rotação da produção agrícola, variando as culturas, para evitar a proliferação de pragas comuns a determinadas culturas;
  • Utilização de coberturas mortas feitas com capim seco ou palha diretamente solo, o que ajuda a reter o volume de água recebido e reduzir casos de erosão;
  • Cuidar da nutrição do solo para que ele esteja bem equilibrado, auxiliando as plantas a crescerem com qualidade e se desenvolverem de forma consistente;
  • Escolher bem a espécie a ser cultivada na região, levando em consideração as características e as condições climáticas do local, permitindo uma melhor adaptação das plantas;
  • Colheita antecipada. Em alguns casos, a colheita antecipada pode ser a única solução para evitar perdas por causa do calor excessivo;
  • Cultivo em ambiente protegido, com o uso de estufas ou outras estruturas. Essa pode ser uma excelente alternativa para proteger as plantas das condições climáticas adversas, especialmente hortaliças.

Ou seja, é essencial monitorar as condições climáticas e traçar estratégias que minimizem os impactos negativos sofridos pelas plantas. Esses são fatores essenciais para uma agricultura saudável.

Mas, além dos cuidados agronômicos, a gestão como um todo merece atenção durante os meses mais quentes e chuvosos do ano. Confira algumas possibilidades a seguir.

Gestão da propriedade. Como se preparar para o verão?

Para enfrentar os desafios climáticos e garantir bons resultados com as safras de verão, algumas soluções gerenciais podem ajudar a preparar sua propriedade para os riscos climáticos da estação.

Veja as principais ações a seguir:

  • Planejamento de mão de obra: a organização da mão de obra é fundamental para garantir a realização de todas as atividades agrícolas no tempo certo, principalmente para aproveitar a chegada das chuvas;
  • Segurança dos trabalhadores: a proteção dos trabalhadores contra o sol, o calor e outros riscos é prioridade neste período do ano. Sempre forneça os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados (inclusive protetor solar);
  • Cuide das estradas: o escoamento de produtos no verão pode ser mais difícil, devido à baixa qualidade de nossas estradas. Então, sempre que possível, faça a manutenção das estradas para evitar problemas.

Ou seja, o verão é uma estação muito esperada, mas é também um desafio para o agricultor. 

Mas com um planejamento cuidadoso/eficiente e a adoção de práticas agrícolas adequadas, é possível obter resultados satisfatórios. 

Continue acompanhando o portal da Agrishow Digital e saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro e mundial.