O Brasil precisa de um planejamento de negócios para poder crescer os necessários 4% ao ano, para atingir o PIB na casa de 2 trilhões e 500 bilhões de dólares. Hoje o Brasil ronda os 2 trilhões e pouco de dólares, ou seja, ele é 10 vezes menor que os Estados Unidos.
Para que possamos ter esse crescimento, só temos um caminho com reais chances de êxito: o conjunto das cadeias produtivas do agronegócio. Nunca esquecendo que agronegócio inclui tudo, do antes da porteira das fazendas, como ciência e tecnologias, o dentro da porteira, a agropecuária inteira e o pós-porteira, que significa a maior parte do montante do agro. No Brasil, 60% do seu total.
Dessa forma, toda a agroindústria, onde somente o setor de alimentos e bebidas supera 650 bilhões de reais, e que precisa de uma ação coordenada da iniciativa privada com o governo, uma espécie de Renovabio para alimentos e bebidas para que dobre de tamanho, busque mercados internacionais e promova a evolução do mercado interno.
Num estudo publicado do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirmou que o Brasil pode crescer 70% nos próximos 10 anos, e tem condições para isso. Ou seja, não temos problemas de mercado.
O que pode impedir o Brasil de dobrar o seu agronegócio de tamanho? Somente a nossa incapacidade de orquestrar um planejamento da Sociedade Civil Organizada com um governo bem intencionado.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.